whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

PCR: Alta tecnologia acessível para todos os laboratórios


Análises clínicas que eram realizadas apenas em laboratórios de grande porte, agora podem ser executadas de forma simples rápida e assertiva por laboratórios menores. Com a metodologia GeneXpert, é possível garantir resultados precisos, extremamente sensíveis, e muito mais ágeis, o que pode impactar diretamente na conduta do prescritor, principalmente do médico-hospitalar.

A alta tecnologia da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR)

A Reação em Cadeia da Polimerase, Polymerase Chain Reaction (PCR), em inglês, pode ser utilizada para o diagnóstico de doenças infecciosas, oncológicas, e hereditárias, bem como para o monitoramento de muitos tratamentos, como a Leucemia Mielóide Crônica, através do monitoramento dos níveis de BCR-ABL e também em pacientes HIV positivo para acompanhar a carga viral. No entanto, para a realização de uma PCR, muitos processos se fazem necessários. Inicialmente, realiza-se a extração do RNA ou DNA, seguido pela amplificação e detecção do material genético.

Antes da tecnologia GeneXpert, as etapas envolvidas em uma PCR em tempo real requeriam mão de obra superespecializada, capacitada para técnicas de Biologia Molecular, além de uma estrutura física apropriada para execução do procedimento. Com a introdução da nova metodologia GeneXpert, tornou-se possível, para qualquer laboratório, executar uma PCR em tempo real, simplificando a técnica pelo uso de um cartucho que realiza todas as etapas necessárias de forma automatizada.

Quais são os benefícios da metodologia PCR?

O principal benefício dessa metodologia é o tempo de entrega de resultados precisos e extremamente sensíveis, que podem impactar diretamente na conduta do médico-hospitalar.

Isso só é possível porque a PCR quantitativa em tempo real (Real-time PCR) é uma reação que utiliza a metodologia de PCR convencional e a detecção e quantificação por fluorescência ao mesmo tempo. Com a introdução do GeneXpert, os resultados podem ser entregues em até uma hora, diminuindo assim os riscos de contaminação e garantindo o controle interno por reação, que preserva a qualidade dos testes.

Em períodos de epidemias, a agilidade na entrega de um resultado pode ser um diferencial para o laboratório.

Equipamento econômico com dois módulos.

Existem opções com até 80 módulos.

Os tipos de testes que podem ser utilizados por meio da tecnologia PCR no GeneXpert são:

Infecções Associadas à Internação Hospitalar:

Carba-R, C. Difficile, MRSA, Norovirus e outros.

Doenças Infecciosas Críticas:

Tuberculose, Influenza A, B e RSV e Enterovirus

Saúde da Mulher:

Clamídia e Neisseria, HPV, Streptococcus do Grupo B, e outros.

Virologia:

Carga Viral HIV, HCV e HBV*

Oncologia:

BCR/ABL (Monitoramento LMC)

Genética:

Fator II & V

Confira todos os testes aqui.

E aí, gostou da novidade?

A Cepheid conta no Brasil com time de Assessoria Especializada e Equipe Comercial para te dar todo apoio na implementação do equipamento na sua rotina. Para dúvidas técnicas, assessoria científica, condições comerciais, envie um e-mail para info-la@cepheid.com ou contato@cepheid.com

*em fase de Registro.

#cepheid #biologiamolecular #imunologia #acessível