Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

No Laboratório, Como Estimular o seu Time Neste Momento? por Omar Ghanem





Neste momento os times de muitos laboratórios de análises clínicas ainda estão compostos por profissionais com desafios individuais, abalados psicologicamente e trabalhando em condições não ideais para a manutenção da produtividade. E, de fato, a equação de suas gestões está difícil de se balancear.


Muitos líderes foram desafiados a tomar decisões que não estavam acostumados a tomar. Do dia para a noite, os laboratórios perderam a mesma condição de gerar lucros, faturamento e resultados. E os resultados engajam as pessoas; e estar em uma organização onde você gera resultados é bastante importante.


Porém, do mesmo modo que a pandemia pegou os colaboradores desprevenidos, bagunçando sua rotina e os processos de trabalho, impactou também na atuação de muitos gestores que descobriram não ter o treinamento necessário para lidar com a crise e comandar uma equipe em que o profissional está pensando no seu objetivo de sobrevivência, cada um com uma dor diferente.


Pensando nisso, minha sugestão inicial é a realização de um diagnóstico para entender o momento de cada um dos profissionais do laboratório. Depois, o treinamento das lideranças para a gestão da empatia e a descoberta de gatilhos para o engajar o time novamente.


Empatia, aliás, é a palavra-chave, para manter o engajamento, o otimismo e a produtividade. Entender os receios dos profissionais e se colocar à disposição para ajudar já é um grande passo para os laboratórios que desejam manter o estímulo da equipe não só neste momento, como também durante toda sua jornada.


Além desta atenção, sugiro as seguintes estratégias para que o seu laboratório estimule constantemente suas pessoas.


Estabelecer objetivo, metas e prazos tangíveis

Engajar a equipe em torno de um objetivo em comum traz resultados positivos no estímulo ao time, porém, isso só funciona quando as metas e os prazos são possíveis de serem alcançados.


Realizar reuniões e ritos periódicos com a equipe

É importante realizar reuniões periódicas com o time para escutar os profissionais, direcionar as ações, e acompanhar/orientar os projetos. Desta maneira, o colaborador estará assistido em sua missão.


Manter as câmeras abertas durante as reuniões

Sempre que necessitar do trabalho isolado, de maneira remota e sem o contato presencial com o time, você poderá também interferir diretamente no estímulo da equipe. Sugiro, para isso, garantir que as câmeras das reuniões virtuais estejam abertas para que os profissionais possam se enxergar. O contato visual faz com que os gestores consigam entender as reações das pessoas, conforme a conversa. A comunicação verbal e não-verbal aumenta o nível de engajamento.


Ser constante em realizar e receber feedbacks

Realizar avaliações individuais ou em grupo sobre as ações ou resultados conquistados é outra estratégia importante que contribui para o estímulo da equipe do laboratório. É importante que o gestor tenha em mente que a remuneração não é o fator preponderante na animação das pessoas, mas o reconhecimento por aquilo que elas fazem. O diálogo franco entre as pessoas e feedbacks constantes sobre desempenho são extremamente importantes e para estimular o trabalho.


Confiar no seu time

Ter confiança no trabalho dos profissionais que compõem seu time é fundamental para o sucesso da gestão do laboratório. Entregue autonomia à sua equipe, estabeleça confiança e crie times dinâmicos.


Promover a socialização

Atividades que promovam a socialização entre os colaboradores são recomendadas para manter a equipe estimulada. Aqui os pontos de atenção como a aglomeração, o uso de máscaras/álcool em gel, os lanches individualizados, entre outros serão lembrados. Os laboratórios poderão, também, realizar as vídeo chamadas para engajar/celebrar e encaminhar alimentos e bebidas que são consumidos durante o encontro.


Ser transparente

Ser transparente em relação à situação do laboratório, seus objetivos e desafios é outra estratégia importante para entregar segurança e diminuir a ansiedade das pessoas.


Liderar pelo exemplo

O velho ditado ‘façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço’ é uma ameaça real à gestão de líderes, especialmente durante a pandemia. Meu conselho é: lidere pelo exemplo. Seja humano e honesto verdadeiramente o suficiente com seus erros e acertos para que seu time aprenda com suas experiências.


E para Você, existem estratégias complementares a estas que devam ser incorporadas na gestão do seu laboratorio para estimular o time e criar um clima organizacional cada vez melhor?



Dr. Omar Ghanem

Especialista em Excelência de Atendimento ao Cliente, Liderança, Gestão de Empresas e equipes.

www.omarghanem.com.br


Palestrante e Mentor, além de Conselheiro Executivo da Regional Sul na Dasa, fazendo a gestão do atendimento de cinco marcas privadas, parte integrante do MOV 47, é Conselheiro da Escola Técnica da Tupy e faz parte do Conselho de Administração do Instituto Escola do Teatro Bolshoi.