whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

[MODELO] Como Fazer Boas Contratações para o Laboratório


Do atendimento à área técnica, um bom profissional tem o poder de alavancar o potencial do laboratório, trabalhando de forma alinhada com a estratégia da empresa. No entanto, a contratação desse profissional nem sempre é tarefa fácil. No artigo de hoje, falaremos sobre aspectos que auxiliam na escolha dos melhores profissionais. Ao final, você poderá baixar um PDF com perguntas sugeridas para o momento da entrevista!

A turbulência econômica fez disparar o número de currículos em cada processo seletivo. No momento da entrevista, é extremamente difícil identificar a aderência do candidato para a vaga, pois nem sempre uma boa entrevista é sinônimo de um bom colaborador. A meta de contratação é selecionar um candidato não somente por suas habilidades, mas que ajude a formar um time comprometido com a estratégia do laboratório e que contribua para a cultura voltada para o sucesso.

Pensando no momento da entrevista, montamos aqui algumas estratégias para aumentar as chances de boas contratações. Confira:

Analise o estilo de trabalho do Gestor da vaga

Um candidato pode parecer bom no papel, mas é importante que exista a sinergia do gestor com o candidato. Encontre alguém cuja atitude e habilidades complementam o estilo de trabalho do gestor da vaga. Algumas pessoas trabalham melhor com pessoas que possuem talentos e características particulares, por isso gaste algum tempo identificando as pessoas com quem você trabalha bem. Eles são pró-ativos ou pacientes? Independentes ou colaborativos? Você deve procurar colaboradores cujos pontos fortes compensam suas fraquezas. Depois de identificar os traços de personalidade e as habilidades, procure-os durante a entrevista.

Lembre-se: você não está fazendo amigos

Os seres humanos são naturalmente empáticos e é difícil entrevistar um candidato sem ser afetado por algumas histórias. Mas você não precisa deixar os candidatos que você está entrevistando à vontade, nem tentar conquistá-los. Seu trabalho é descobrir o máximo possível sobre pontos fortes e fracos e isso nem sempre é um processo confortável. Um processo imparcial de análise é a única maneira de garantir a boa cultura, então não tenha medo de fazer perguntas difíceis.

Procure por problemas comportamentais

As pessoas geralmente mantém a sua melhor conduta durante uma entrevista, o que dificulta obter uma leitura precisa sobre elas. Para garantir que você não se engane na contratação de alguém com problemas de autoridade ou outros problemas comportamentais, tente fazer perguntas que revelem o comportamento do candidato frente a adversidades. Um bom profissional demonstra a capacidade de lidar com o conflito diplomaticamente. Cuidado com os candidatos que parecem negativos: se eles não conseguem manter a compostura em uma entrevista, provavelmente não serão uma boa contratação para sua equipe.

Faça uma pequena investigação

Além de verificar as redes sociais para garantir que o candidato não possui comportamentos extremistas, verifique as referências trazidas no currículo. Elas podem lhe dar uma visão real do candidato se você fizer as perguntas certas. Peça que cada referência avalie a atitude, habilidade e competência do ex-colega, além de responder perguntas sobre a função exercida anteriormente, para garantir que não existam falsas declarações.

Se você sentir desconfortável, continue procurando.

Independentemente da qualificação dos candidatos, não contrate se você continuar com dúvidas depois de entrevistar e consultar referências. Contratar para “se livrar do problema” pode trazer graves consequências para a cultura do laboratório caso o novo colaborador demonstre atitudes diferentes das esperadas.

Perguntas Sugeridas para a entrevista de emprego

Pensando na dificuldade de realizar uma boa entrevista de contratação, o Aceleralab traz para você um formulário de contratação com perguntas sugeridas para usar durante a entrevista. Para acessar, clique aqui ou no botão abaixo e baixe gratuitamente nosso material.

#Administraçãodepessoal #DesenvolvimentodeCarreiras #Funcionários #analisesclinicas