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Mitos e Verdades sobre o Facebook para Laboratórios


Com mais de 102 milhões de brasileiros, o Facebook é a maior rede social em uso no mundo. A cada ano, as políticas de uso e de anúncio estão evoluem para garantir que além de publicações de amigos e familiares, a ferramenta seja utilizada como uma alternativa de Marketing de baixo custo para todos os tipos de empresas, do pequeno ao grande empresário. Na matéria de hoje, separamos alguns mitos e verdades sobre a utilização do Facebook como uma estratégia de Marketing para o laboratório.

Fãs ou Amigos?

Já comentamos anteriormente, mas não custa lembrar: existem diferenças elementares entre um perfil e uma página no Facebook. O Perfil é de uso pessoal, onde as pessoas precisam adicionar amigos, e passam a compartilhar as informações pessoais com seus contatos - como fotos e aniversários. Um perfil possui limitações para o número de amigos, e pode parecer uma estratégia amadora para uma empresa se conectar com o público.

Em uma página, é mais fácil divulgar o conteúdo estratégico sobre seu laboratório. As páginas foram desenvolvidas para negócios, e podem-se adicionar informações importantes, como mapas, telefones, e horário de funcionamento, entre outras funcionalidades. O público “curte” as páginas de interesse, o que sinaliza que o seu conteúdo é relevante para ele, e o torna um fã da sua marca. A página ainda possui a possibilidade de seus pacientes fazerem check-in, isto é, indicarem que estão no seu laboratório. Essa atualização aparecerá para todos os amigos da pessoa, e isso ajuda na divulgação do laboratório.

Conteúdo é Rei

Não basta apenas ter a página no Facebook. Se você não produz conteúdo para a página, deixa os fãs sem notícias sobre o seu laboratório, e assim, eles não irão se lembrar do seu laboratório na hora de fazer os exames. É importante comunicar com os fãs de acordo com os interesses deles, para que cada vez mais pessoas interajam com a marca do seu laboratório. É preciso ser relevante acima de tudo.

Mitos e Verdades sobre o Facebook para Laboratórios

Administrar uma página no Facebook possui alguns truques para que sua mensagem seja transmitida de forma efetiva. Para acabar com dúvidas em relação ao que realmente funciona na rede social, separamos alguns mitos e verdades sobre as páginas. Confira:

Você deve postar todo o dia

Falso. Muitas pessoas acreditam que para se manterem relevantes dentro da rede social devem postar muito, algumas inclusive postando mais de uma vez por dia. A verdade é que para cada negócio existe uma frequência ideal de postagem, e quando se trata de laboratórios, menos é mais. Você precisa ter uma página com uma atividade no mínimo semanal, porém sem postar ao ponto de se tornar inconveniente aos seus fãs.

É possível humanizar o laboratório no Facebook

Verdade. Talvez um dos grandes benefícios da rede social seja fazer com que os negócios sejam vistos de maneira humana, e não se escondendo atrás de um CNPJ. O Facebook é o lugar perfeito para mostrar aos seus pacientes quando você receber uma homenagem, ou até mesmo fazer um treinamento para seus colaboradores. Ao postar, não se esqueça de colocar na legenda a informação do porque você resolveu compartilhar aquele momento.

É possível terceirizar totalmente o Facebook

Falso. Muitas empresas afirmam que “assumem” a página do laboratório, com o mínimo de esforço para o dono. Apesar de uma ideia tentadora, é difícil que uma empresa assim tenha a maturidade para entender o que é importante para o laboratório, ou até mesmo o que responder quando surge uma dúvida técnica. O ideal é ter ao menos uma pessoa de confiança do laboratório para responder as mensagens das pessoas que interagem com a sua marca no Facebook.

O Facebook ajuda o seu laboratório a ser encontrado

Verdade. Além da possibilidade de inclusão do mapa, o Facebook também auxilia a sua empresa a ser encontrada no Google. Os motores de busca do Google varrem as páginas do Facebook atrás de conteúdo relevante, e se uma pessoa está procurando por um laboratório na sua cidade, estar na rede social aumenta as chances de você ser encontrado nos resultados da pesquisa.

É possível atingir até mesmo quem não curtiu a página do laboratório

Verdade. Uma das ferramentas mais interessantes para as páginas do Facebook é a possibilidade de impulsionar publicações. Dessa forma, mesmo as pessoas que não curtiram a sua página poderão visualizar a sua mensagem. Essa é uma estratégia que deve ser utilizada com muita cautela, pois se você não definir bem a estratégia do impulsionamento pode perder pontos no algoritmo do Facebook, e vai custar mais caro aparecer para o seu público de interesse. Consulte sempre um profissional para realizar o impulsionamento da forma correta!

A imagem é muito importante para um Post

Verdade. A imagem ajuda o seu post a ficar mais visível na timeline das pessoas que curtiram o seu laboratório. Por conta disso, ela se torna uma ferramenta importante de divulgação. Mas tome cuidado: acrescentar muito texto na imagem é sinônimo de penalização do Facebook, isto é, ele reduz o alcance da sua publicação e torna mais difícil de você aparecer para o público.

Investir em Facebook não dá retorno financeiro

Falso. Com estratégias bem definidas no Facebook, é possível receber solicitações de orçamento. Essa é a forma mais direta de retorno financeiro possível, porém mesmo quando você não possui solicitação de orçamento pelo Facebook, ele ajuda a sua marca a estar presente na vida dos seus potenciais clientes. A máxima ainda vale: “Quem não é visto, não é lembrado”.

É possível integrar Facebook e Whatsapp

Verdade. Se você acredita que o Whatsapp é a melhor forma de relacionamento com os seus clientes, é possível colocar um botão para que seus fãs enviem uma mensagem por Whatsapp para o laboratório. Esse recurso está sendo implementado aos poucos para o Facebook, e deve ser verificada a disponibilidade para cada página.

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Gostou desse post? Se você ainda tem dúvidas do que deve postar na rede social, conheça o aceleralab.marketing. Este projeto tem como objetivo oferecer Marketing para pequenos e médios laboratórios, com a qualidade dos grandes players, preços competitivos e com a segurança de quem conhece o mercado de análises clínicas.

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