Os seus colaboradores possuem experiência e conhecimentos essenciais para o bom funcionamento do laboratório. Pense o que aconteceria se um deles pedisse demissão: Você contrataria um colaborador inexperiente, que faria a produtividade cair, ou contrataria um profissional com muita experiência, porém com remuneração acima do valor de mercado? Em ambos os casos, além da cultura organizacional, é necessário repassar as especificidades da vaga que ele vai ocupar. E esses são apenas alguns dos motivos para atentar para a gestão do conhecimento no seu laboratório.
Definição
A gestão do conhecimento (GC) é o processo de criar, distribuir, usar e gerenciar o conhecimento e as informações da empresa, bem como mapear onde e como esses dados serão armazenados.
Benefícios
Confira porque você deve estimular que o conhecimento se torne mais explícito no Laboratório:
1. Acelera o acesso à informação e ao conhecimento
Não é necessário "reinventar a roda" cada vez que um colaborador assume uma nova função. Substituir funcionário em férias ou em licença não é um tormento para o laboratório quando se tem a gestão do conhecimento. O acesso da informação é facilitado, assim como o responsável por ela facilmente identificado.
2. Potencializa as decisões gerenciais
Graças a acessibilidade e manutenção constante das informações, principalmente em forma de relatórios e apresentações, as decisões gerenciais podem ser tomadas mais rapidamente, e com maior qualidade. Vale salientar que os erros e acertos relacionados às estratégias anteriores também podem fazer parte dos seus registros, para serem levados em consideração nas próximas deliberações.
3. Aumenta a eficiência e melhora os processos do laboratório
E se os seus funcionários pudessem ser mais produtivos e eficientes? Com a GC reduz-se as chances de erro e de tempo desperdiçado em tarefas não relacionadas às funções de uma atividade. O Procedimento Operacional Padrão (POP), por exemplo, é um documento que identifica o trabalho a ser executado, descrevendo detalhadamente as medidas necessárias para a realização de uma tarefa. O POP mantém o processo em funcionamento por meio da padronização e minimização desvios na execução da atividade.
4. Promove a inovação, colaboração e a mudança de cultura
Já existem comprovações científicas de que os funcionários se sentem mais motivados e se tornam mais produtivos quando partilham suas experiências com outros colaboradores e supervisores. Estimule não só a documentação do conhecimento, mas também o compartilhamento de ideias, conquistas e soluções entre toda a equipe. O conhecimento das melhores práticas pode ajudar na condução de setores menos produtivos.
5. Aumenta a satisfação dos clientes
Um laboratório que possui uma boa Gestão do Conhecimento aumenta o valor percebido pelos clientes. As respostas se tornam mais ágeis, os problemas são resolvidos e os procedimentos que envolvem o cliente são melhores conduzidos. Uma boa dica para gerir o conhecimento relacionado ao paciente é anotar no campo de observações do sistema o histórico das necessidades do cliente, para oferecer atendimento cada vez mais personalizado.
Estimule a Gestão do conhecimento no seu laboratório
Considere uma análise completa do conhecimento que o seu laboratório possui, englobando todos os setores. Identifique quais são as principais expertises e as pessoas de referência em cada processo. Faça perguntas a esses colaboradores e verifique se o conhecimento está realmente explícito para não perder o que já foi desenvolvido e está funcionando bem. É importante oferecer acesso ao conhecimento a todos que possam fazer bom uso dele.
Monitore o ciclo de conhecimento e garanta que as informações sejam atualizadas e repassadas formalmente, para que o aprimoramento da expertise do laboratório seja contínuo.
Gerenciar ativamente o conhecimento pode aumentar as chances de sucesso do seu laboratório. Crie um ambiente propício à aprendizagem, e estimule a mudança de cultura e a inovação!
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