Mesmo antes da pandemia, muitos gestores de laboratório já estavam procurando formas de transformar o ambiente de trabalho em um local mais adequado e saudável para seus colaboradores. Afinal, estudos já apontaram que pessoas satisfeitas e felizes são mais produtivas, o que gera maior retorno financeiro para a empresa. Por isso, investir um pouco mais na infraestrutura, melhorar as condições de trabalho e proporcionar uma cultura humanizada no laboratório são medidas que só trazem benefícios para a organização.
Para auxiliar os gestores nessa transformação do ambiente laboratorial, na pauta de hoje, trouxemos algumas reflexões e dicas de como criar o melhor ambiente de trabalho no laboratório.
Avaliando o clima organizacional
Quando a empresa é muito pequena, os gestores tendem a ignorar alguns fatores cruciais para o bom desenvolvimento de um negócio e que têm o poder de influenciar na realidade de todos, como é o caso do clima organizacional.
O clima organizacional serve como um indicador de como é trabalhar no seu laboratório, e tem influência direta na produtividade dos colaboradores. O capital humano é a parte mais importante de uma organização, por isso, a falta de avaliação dos modelos de gestão, da motivação, da satisfação, das políticas de recursos humanos e do seu laboratório, pode dificultar a missão do gestor de tornar o negócio próspero.
Para conseguir uma boa avaliação do clima organizacional, o gestor pode elaborar um questionário que possibilidade analisar diversos pontos do laboratório, inclusive o desempenho da gestão na condução do time de trabalho. Quanto menor o laboratório, menores serão as chances de se conseguir uma opinião fidedigna dos colaboradores, seja por medo de serem demitidos ou de sofrerem represálias se disserem a verdade. Por isso, toda avaliação deve ser feita sem a identificação do funcionário e por uma pessoa de gestão intermediária, como o administrativo ou responsável pelo RH (quando há) por exemplo.
Para fazer uma avaliação adequada sobre o clima da empresa com os colaboradores, listamos abaixo algumas perguntas de apoio para a sua pesquisa:
1. Como você avalia a comunicação entre as áreas do laboratório?
2. Você tem o que é necessário no seu ambiente de trabalho para realizar as tarefas? Justifique sua resposta.
3. Você sente que a sua opinião é levada em consideração pela gestão?
4. Qual é o seu grau de satisfação (muito satisfeito | satisfeito | insatisfeito) com os benefícios oferecidos pelo laboratório? Justifique sua resposta.
5. Você conhece a estratégia e as metas da empresa?
6. De 0 a 10, qual a chance de você recomendar uma vaga no laboratório para algum conhecido?
Após fazer a pesquisa do clima organizacional, lembre-se de refletir sobre os resultados e executar um plano de ação de melhoria a partir das respostas.
Dicas para criar o melhor ambiente de trabalho no laboratório
Verifique se os funcionários têm as ferramentas necessárias para desempenhar sua função
Um mouse que trava, uma impressora que vive engasgando e uma cadeira quebrada podem tirar a vontade de qualquer um de trabalhar. Para garantir que seus funcionários tenham um ambiente adequado de trabalho e que desempenhem as suas funções com qualidade, verifique se o laboratório está oferecendo os recursos mínimos necessários para que isso seja feito. Tenha em mente que, ao economizar na compra de uma cadeira ou de equipamentos periféricos, você estará prejudicando o desempenho do time.
Avalie se a remuneração é compatível com o valor de mercado
A fim de garantir um clima satisfatório para os colaboradores, avalie se a remuneração e os benefícios oferecidos pelo laboratório estão adequados à realidade do mercado. Ao pagar menos, você tem mais chances de ter um funcionário insatisfeito e que, provavelmente, encontrará melhores condições de trabalho na concorrência. Valorize seu time sempre que possível!
Mantenha um canal de comunicação claro e direto
Até mesmo em laboratórios muito pequenos, podemos encontrar desentendimentos entre funcionários, por isso ter uma comunicação bilateral é fundamental. O trabalho é o local onde passamos a maior parte da nossa vida (muitas vezes, passamos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com nossos familiares), e é comum enfrentarmos conflitos no decorrer do tempo. Para sair mais facilmente dessas situações, você pode desenvolver uma política para gestão de conflitos e um canal de comunicação direto com seus funcionários. Quanto mais rápido os desentendimentos forem resolvidos, menos insatisfeitos os funcionários ficarão.
Aplique melhorias no ambiente de trabalho
Surpreenda seus funcionários com melhorias que podem deixar o dia mais leve, animado e descontraído, seja pintando uma parede, comprando equipamentos melhores ou presenteando-os com algo que otimize seu dia a dia de trabalho. Procure sempre incluir o bem-estar dos colaboradores nos projetos de melhorias do laboratório, para que eles se sintam bem quistos e valorizados.
Funcionários motivados rendem melhor, ajudam a conquistar um nível maior de satisfação com os clientes e são mais engajados em ajudar a gestão a atingir os objetivos estratégicos. Sendo assim, não deixe de checar como anda o clima do seu laboratório regularmente. Se você tiver dúvidas sobre como fazer melhorias no ambiente organizacional, uma empresa especializada em RH pode auxiliá-lo nessa tarefa.
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