Para reduzir as chances de uma contaminação pelo novo coronavírus, o isolamento social vem sendo adotado em muitas empresas onde o trabalho pode ser realizado de forma remota. No entanto, apesar da facilidade pela redução do tempo de deslocamento e o conforto de alguns lares, no âmbito profissional o relacionamento entre os colaboradores pode ter sofrido alguns prejuízos.
Estar no mesmo ambiente com os demais colaboradores facilita a integração, a troca de conhecimento, e possibilita que algumas decisões sejam tomadas de forma mais célere, e com menos incertezas quanto ao trabalho a ser desempenhado. Para minimizar este problema, os isolados passaram a usar programas de reuniões virtuais, e os gestores precisaram se desdobrar para dar suporte ao trabalho remoto.
A Uniware, empresa de tecnologia do ramo laboratorial, rapidamente transformou a forma de trabalho, e o saldo final foi positivo: segundo Atilei de Oliveira Joaquim, diretor comercial da empresa “a empresa rapidamente buscou se adaptar aos decretos municipais, e mais do que isso, garantir a saúde dos colaboradores. O desempenho da equipe foi igual, e em alguns casos, até superior ao trabalho presencial, o que faz com que se cogite uma nova forma híbrida de trabalho após o término da pandemia”.
Para realizar a tradicional comemoração de final de ano da empresa responsável pelo software Unilab, foi preciso superar as adversidades para realizar a integração entre setores, um desafio que resultou em uma festa drive-in com prêmios, interação e muita descontração. Montada no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central de Londrina, os participantes que chegavam eram recebidos por animadores que reforçaram as medidas de segurança necessárias. Para os colaboradores que não puderam, ou preferiram não comparecer presencialmente à festa, a empresa realizou a transmissão simultânea por vídeo do evento.