whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

Como Manter os Funcionários do Laboratório Motivados?



O ambiente do laboratório deve estimular o respeito pelas diferenças, garantindo que todos sejam tratados da mesma forma, independentemente de cargo ou salário. Seus colaboradores terão mais vontade de se levantar de manhã, pegar uma condução e ir trabalhar no seu laboratório se eles se sentirem acolhidos no ambiente, afinal é no seu laboratório que eles passam boa parte do dia.


Não se esqueça de que a forma como você conduz o ambiente de trabalho refletirá na maneira como os seus funcionários falam da sua empresa e até mesmo na maneira com que tratam os clientes.


Reconhecer publicamente os funcionários que conseguiram cumprir uma meta difícil, ou até mesmo superaram as suas expectativas é um excelente meio de mostrar qual é o comportamento esperado no trabalho. Isso passa segurança aos “reconhecidos” e cria um modelo mental para que os outros sigam o exemplo. Tome cuidado para não supervalorizar o trabalho de quem apenas fez o esperado, ou de reconhecer pessoas que apenas aparentam trabalhar da forma correta.

A melhor forma de mostrar o que deve ser feito é através de metas claras e objetivas. A sensação de dever cumprido ao terminar uma tarefa desafiadora tem um papel confortante para o colaborador de que ele está alinhado com os objetivos da empresa. Para definir corretamente suas metas, baixe nosso material clicando aqui.


É importante compreender ainda que cada funcionário tem fatores motivacionais específicos, e o gestor tem o desafio de identificá-los. Busque criar um relacionamento saudável com seus funcionários, e dessa forma entender quais são as suas reais motivações. O relacionamento pode ser estimulado até mesmo em um evento pequeno, para os aniversariantes do mês. Você pode se surpreender com os interesses, hobbies e histórias de superação dos seus funcionários.



Confira mais alguns pontos de atenção sobre motivação dos seus colaboradores:

1. Salários compatíveis

Você deve remunerar seus funcionários de acordo com o mercado. Quando o salário é menor do que a média dos laboratórios da concorrência, existem grandes chances de você perder um bom colaborador. Atente-se também para funcionários que desempenham a mesma função, pois eles devem ser remunerados da mesma forma.


2. Ambiente de trabalho agradável

Todo mundo gosta de trabalhar em ambientes limpos e arrumados. Para aumentar a produtividade, garanta que a iluminação seja a correta para as atividades, e a temperatura não encontra-se em nenhum dos extremos.


3. Ajude os seus funcionários a se desenvolverem

Seus colaboradores terão muito mais valor caso sejam estimulados a se aperfeiçoarem. Providencie a sua equipe treinamentos que os desenvolvam profissionalmente para desenvolver suas carreiras. Isso poderá criar uma lealdade e uma vontade de retribuir que será notada no desempenho das funções.


4. Estimule as contribuições espontâneas


Você deve criar um ambiente participativo, convidando seus funcionários para participar de decisões que eles sejam diretamente relacionados. As sugestões trazidas por sua equipe podem trazer clareza para seus questionamentos. Pergunte, escute atentamente as respostas, e implemente sempre que possível as soluções apresentadas.


5. Empresa feliz


Colaboradores felizes são mais energéticos e inundam sua empresa de positividade. Estimule um ambiente feliz e o entusiasmo será contagiante. Identifique os insatisfeitos rapidamente e tente trabalhar para resolver os conflitos. Assim como a felicidade, o sentimento negativo também se espalha por toda empresa.



6. Errar é humano


Todos nós erramos. Faz parte da nossa natureza. A melhor estratégia é estimular o colaborador a aprender com os erros, e assim, não cometê-los novamente. Caso seu time cometa algum erro, não utilize punições. É preciso encorajar a tentar novamente.



7. Não controle minuciosamente o trabalho


Ninguém gosta de ter alguém supervisionando o seu trabalho a todo momento. Não repreenda a todo instante seus funcionários. Como já falamos anteriormente, a melhor maneira de gerir uma equipe é através de metas da maneira correta, utilizando-as para direcionar os colaboradores a realizar as tarefas necessárias.


8. Evite reuniões desnecessárias


Reuniões sem pauta definida, e que não tenham resoluções ao seu final são perda de tempo, e causam revolta nos colaboradores - especialmente se existem tarefas atrasadas. Crie pautas e distribua para seus funcionários antes da reunião. Convide apenas as pessoas que tenham relação direta com os temas de discussão, comece a reunião no horário correto, e não se alongue.


----


Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais dos fatores motivacionais relacionados a equipes de trabalho. Conte para gente se você tem mais alguma contribuição sobre o tema!

#AnálisesClínicas #RH #Funcionários #DesenvolvimentodeCarreiras #Motivação #Treinamento #Administraçãodepessoal #Atendimento