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Como encontrar os melhores fornecedores para meu negócio?





Você já parou para pensar na importância de contar com bons fornecedores, que vão lhe oferecer múltiplas alternativas de produtos e condições, mantê-lo atualizado sobre as novidades do mercado e até mesmo oferecer um atendimento mais personalizado na eventualidade de uma demanda de última hora? Quem tem maus fornecedores descobrirá isso da pior forma, quando for incapaz de cumprir prazos, metas ou tiver prejuízos financeiros por conta desse pormenor subvalorizado em sua gestão.


Fornecedores são uma categoria de parceiros que merece o mesmo cuidado de suas demais interações profissionais, pois são fonte de vantagens competitivas. Por isso, a ideia aqui é ajudá-lo a visualizar todos os benefícios que podem ser colhidos a partir desse bom relacionamento, e a seguir apontar algumas dicas que vão ajudá-lo a identificar melhor e conquistar esses parceiros valiosos. Acompanha:


Melhores prazos de entrega


Se você tem um bom planejamento administrativo, metas definidas e uma estratégia prévia de crescimento, a última coisa que vai querer é que essas projeções sejam frustradas por demora na entrega dos insumos, e pior ainda, por atrasos. Um fornecedor ágil e pontual, que inclusive esteja ali para socorrê-lo quando por acaso surgir aumento inesperado de demanda, é um parceiro valioso.


Tendências de Mercado


Informação também é poder, e uma boa parceria com o fornecedor garante que ele vai mantê-lo informado sobre novos produtos, lançamentos, novas versões e reformulações dos produtos existentes. Ele poderá até, por conta do bom relacionamento, alertá-lo discretamente sobre uma categoria de produtos que parece um upgrade em sua linha, mas oferece um menor custo-benefício que outros mais acessíveis, ou pode ainda repassar-lhe a experiência de outros clientes para que você faça uma compra mais informada. Isso resulta em melhor qualidade dos seus serviços, que eventualmente será sentida pelos clientes do laboratório.


Pós-venda qualificado


Suporte técnico rápido e acessível em caso de problemas com o produto faz muita diferença para o bom andamento das rotinas e cumprimento das metas fixadas, e para a qualidade dos serviços do laboratório. Uma boa relação com o fornecedor não acaba na conclusão da venda, mas se estende no pós-venda atencioso, disposto a esclarecer dúvidas e resolver problemas.


Boas margens de negociação


Uma vez consolidado o relacionamento, um bom fornecedor terá todo interesse em fidelizá-lo oferecendo as melhores margens de negociação em condições interessantes para o laboratório. E à medida que o relacionamento avança e se torna mais próximo, você pode conquistar até tratamento diferenciado nas próximas compras. Isso irá se refletir até, muito possivelmente, numa redução de custos significativa para a empresa, ao ser alertado sobre oportunidades de produtos em estoque com o preço mais convidativo.


Preferência no atendimento


Circunstâncias como escassez de insumos, reajustes de valores ou ameaça de desabastecimento são verdadeiros testes de lealdade no relacionamento laboratório/fornecedor. Um bom parceiro irá valorizar suas boas relações e oferecer preferência aos clientes de sua confiança, mantendo preços de tabela antiga ou dando prioridade aos seus pedidos.


Como você pode ver, são muitos os benefícios de contar com a parceria de bons fornecedores, e essa é uma relação construída onde você também tem seu papel a cumprir, isto é, a cada bom fornecedor de insumos laboratoriais corresponde um bom laboratório cliente, que cultiva relações saudáveis e valoriza o bom atendimento.



Dicas para Avaliar Fornecedores



Mas como chegar até esse tão desejado bom fornecedor? Existem alguns cuidados a observar nesse processo de triagem, e uma dica básica é nunca aceitar a primeira opção que aparece, nem basear-se num critério único antes de fechar parceria. É recomendável fazer uma seleção prévia e levantar propostas de pelo menos três fornecedores antes de fechar a compra e contratos futuros, levando em consideração não apenas preço mas também prazo e qualidade. Seguem algumas dicas:


Buscar referências


Se você desfruta de redes de contato com colegas do mercado, um bom começo é indagar sobre a opinião deles a respeito do fornecedor em potencial. Certas peculiaridades ou vícios de conduta podem ficar evidentes apenas depois de alguma interação comercial, então a experiência de quem já negociou com essa empresa pode ser de grande valia na sua decisão. Outra forma muito importante de informar-se é consultando sites de defesa do consumidor como o Reclame Aqui. Confira se a empresa existe de fato, se efetiva as entregas e o faz dentro do prazo, e se responde às reclamações dos clientes de forma geral com clareza e rapidez. Vale também consultar pendências e processos pelo CNPJ.


Procurar identificação entre valores empresariais


Confiança é condição importante para o desenvolvimento de relações comerciais e isso está diretamente relacionado ao que você acredita enquanto empresário. Os tópicos Visão, Missão e Valores não podem ser meras abstrações na apresentação da empresa, mas uma descrição dos princípios que orientam sua conduta em todas as atividades de mercado. Portanto, é justo procurar um parceiro que compartilhe de suas crenças. Aqui, vale ouvir também sua intuição. Se o primeiro contato interpessoal com o possível fornecedor transcorreu com ruídos, lacunas, foi trabalhoso, imagine então como será quando tiverem que sanar uma divergência?


Consultar logística e prazos de entrega


Desde os primeiros contatos, procure se informar sobre os prazos e a capacidade de entrega desse fornecedor para evitar decepções futuras. Informe-se também sobre sua localização geográfica e logística de fornecimento e avalie os riscos possíveis dessa parceria futura. Atrasos não previstos e entregas incompletas podem vir a ser uma grande dor de cabeça.


Comparar qualidade


Embora de forma menos direta que em outros tipos de comércio ou prestação de serviços, a qualidade dos insumos laboratoriais pode sim impactar a percepção que o público terá do laboratório. Procure informar-se da origem e, se for o caso, processos de beneficiamento ou industrialização desses insumos, adiantando-se a possíveis falhas ou decepções.


Percebeu como é importante selecionar bem seus fornecedores, cercando-se do máximo de informações antes de fechar essas parcerias? Longe de desperdiçar seu tempo, essa prospecção entre possíveis interlocutores de negócios vai poupar atrasos, prejuízos e outros tipos de atribulações, oferecendo reservas de estabilidade mesmo quando o mercado não se mostrar muito pacífico. Concorda? Então, compartilha com a gente suas impressões!