Considerando que o laboratório possui um bom processo de gestão de custos e contratos, quanto mais pacientes, melhor a lucratividade. Por isso, descobrir meios de prospectar mais pacientes para o laboratório se torna um grande fator para obter sucesso no mercado. Na pauta de hoje, discutiremos algumas estratégias para aumentar o número de clientes de sua empresa.
Como primeiro passo, deve-se definir um posicionamento uniforme da marca: escolha bem os diferenciais do laboratório a serem divulgados, pois não é possível ser o melhor, o mais barato e o mais rápido ao mesmo tempo. Em seguida, é preciso analisar qual público se pretende atingir, para que a mensagem seja bem recebida.
Nos casos em que há diferentes públicos-alvo, pode ser interessante separar a comunicação, respeitando um padrão de mensagem, seja com determinados materiais impressos, com posts em redes sociais bem segmentados, ou até mesmo com um posto de coleta específico para o público, caso haja viabilidade e expectativa de retorno para esse investimento.
A estratégia para atrair pacientes, independente do público, deve buscar muito mais do que a “comercialização de exames”, uma prática que destoa da ética dos profissionais da saúde. Em se tratando principalmente de exames particulares, é importante divulgar os serviços prestados pelo laboratório, como a coleta domiciliar e o desjejum, além de outros serviços igualmente convenientes, como estacionamento e poltronas mais confortáveis para pessoas sensíveis (embora possam ser utilizadas por todos os pacientes).
Dicas para atrair mais pacientes ao laboratório
Parcerias estratégicas
Uma boa parceria estratégica nem sempre é elaborada com benefícios monetários aparentes. Caso o seu laboratório consiga oferecer diferenciais que complementam o trabalho do parceiro, trazendo benefícios para ambos, tal sociedade pode ser vista com bons olhos pela comunidade. Você pode desenvolver parcerias estratégicas com hospitais, clínicas, consultórios, farmácias, empresas especializadas em medicina do trabalho, empresas em geral, nutricionistas e muitos outros profissionais ligados à saúde da comunidade. O objeto da parceria pode ser indicação, espaço para divulgação de serviços, descontos especiais para funcionários, etc.
Relacionamento com o médico
É importante atualizar os profissionais da saúde sobre os exames que estão disponíveis no seu laboratório. O mercado laboratorial está evoluindo rapidamente, o que torna indispensável divulgar, principalmente à classe médica, quais são os novos exames que podem auxiliar em diagnósticos mais precisos. Na maioria dos casos, o médico é quem gera a demanda de exames para o laboratório. Portanto, para um criar um bom relacionamento, pode-se oferecer algum benefício para o paciente do médico, ou até mesmo fazer uma visita ao profissional de saúde para a apresentação dos seus serviços.
Visibilidade on-line
A tecnologia transformou a relação entre as empresas e a comunidade. Para atingir os clientes, que estão cada vez mais conectados, aparecer on-line pode servir tanto para a fixação da marca quanto para amadurecer o relacionamento com o público de interesse. Por isso, o gestor deve tentar oferecer um site otimizado para computador e celular, configurar o perfil do laboratório no Google Meu Negócio, e cogitar o uso das mídias sociais, com impulsionamento regional, para promover assuntos pertinentes para o laboratório e a comunidade. Em mercados mais saturados, pode-se inclusive considerar a utilização de anúncios patrocinados no Google.
Visibilidade off-line
Mesmo com a migração do perfil de pesquisa de contatos comerciais para o mundo on-line, ainda existe muito espaço para a divulgação do laboratório em panfletagens, outdoors e comunicações mais diretas, como carro de som e jornais (em casos onde estes ainda são meios de comunicação relevantes). Na visibilidade off-line, pode-se ainda investir em brindes eventuais e banners que reforçam o posicionamento e a marca do laboratório.
Relacionamento com órgãos públicos
Com contrato ou não, manter um relacionamento com órgãos públicos pode propiciar o desenvolvimento de eventos regionais, palestras e outras mobilizações, que são importantes para o aumento da visibilidade do laboratório. Ainda é possível adotar espaços públicos, como praças, lixeiras, jardins e outros pontos em que há grande fluxo de pessoas, para reforçar a marca do laboratório de forma institucional.
Relacionamento regional
Para melhorar o seu relacionamento com a comunidade, considere visitar organizações que praticam a caridade ou a conscientização sobre assuntos de relevância regional; isso pode trazer benefícios indiretos tanto para a sociedade quanto para o laboratório. Participe de campanhas como a do agasalho, de doação de brinquedos em datas especiais, dos meses coloridos, e, se possível, patrocine equipes de esportes regionais ou que promovem de alguma forma a qualidade de vida.
Eventos que estimulam os cuidados com a saúde
Um sábado ensolarado no parque pode ser um ótimo dia para promover um pequeno evento regional, com dosagens de glicose, vacinas e intervenções artísticas, como danças e shows. Com bons parceiros estratégicos, você pode criar um evento com melhor divulgação e atratividade, aumentando as chances de comparecimento dos públicos de interesse.
Existem inúmeras maneiras de captar mais pacientes para o laboratório. Os gestores que conhecem bem a região em que estão inseridos sabem como agradar seu público e, assim, captar novos pacientes com assertividade. Lembre-se de que, para uma comunicação efetiva, mais do que fazer esforços mercadológicos que satisfaçam os gestores, é preciso se comunicar na mesma linguagem do público .
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