top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Agilidade no Mercado de Análises Clínicas: um Importante Diferencial Competitivo


A rapidez na confirmação do diagnóstico médico é um fator importantíssimo para uma medicação mais assertiva no início de um tratamento, pois reduz o ciclo da doença, bem como as chances de sequelas e o desconforto causado pela enfermidade. Para a suspensão do tratamento e a alta médica, principalmente em hospitais vinculados a laboratórios, são utilizados exames clínicos para confirmação do diagnóstico. Além disso, é essa confirmação que dá o aval para a suspensão dos medicamentos prescritos.

Nos casos retratados acima, realizar a rotina internamente se torna um diferencial para o laboratório, pois o ganho do hospital ou do paciente é maior do que o valor investido na realização de um exame. No entanto, para que esse diferencial seja percebido, faz-se necessário divulgar amplamente aos interessados os exames que são realizados pelo laboratório e seu prazo de entrega diferenciado. Caso não ocorra a divulgação, a estratégia utilizada terá menos força, pois dependerá apenas do marketing boca a boca.

Nesse sentido, a biologia molecular pode promover um ganho de competitividade expressivo para o laboratório: exames como o de escarro para o diagnóstico de tuberculose ficam prontos em até duas horas após o início da análise, trazendo a rapidez necessária para o tratamento e, principalmente, agilizando o procedimento de isolamento do paciente, a fim de se evitar contaminações cruzadas.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo “bacilo de Koch”, cujo nome científico é Mycobacterium Tuberculosis. Seu contágio ocorre por meio das secreções respiratórias. Doentes não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente ao tossir, falar ou espirrar. Esses microrganismos, que são altamente contagiosos, podem ser transmitidos por via aérea e provocar adoecimento.

Um exame realizado com o GeneXpert utiliza a mesma amostra de escarro para baciloscopia, que é colocada em um cartucho e, em seguida, no equipamento GeneXpert: em 50 minutos, tem-se o resultado como positivo ou negativo. O teste é muito mais sensível do que a baciloscopia, por isso, encontra mais resultados positivos, e ainda indica se o paciente possui uma resistência à rifampicina, medicamento utilizado no tratamento da tuberculose.

O sistema GeneXpert da Cepheid oferece resultados mais rápidos e confiáveis, que melhoram o diagnóstico dos pacientes e a eficiência operacional. Além disso, reduz o custo geral do atendimento para laboratórios que atendem hospitais e UPAs. Desta forma, o benefício institucional total do estabelecimento supera os custos que o diagnóstico molecular sob demanda pode oferecer.

Além do teste para tuberculose, ainda são possíveis realizar testes:

- Infecções associadas aos cuidados de saúde: Carba-R, C. Difficile e MRSA. - Saúde da Mulher: CT/NG, HPV, Streptococcus do Grupo B, etc. - Doenças infecciosas críticas: Influenza A, B e RSV e Enterovirus. - Virologia: Carga Viral HIV e HC - Oncologia: BCR-ABL (monitoramento LMC) - Genética: Fator II & V

O GeneXpert é o equipamento de biologia molecular perfeito para um laboratório que visa agilidade em seus serviços, e alcançar o estado da arte em tecnologia. A Cepheid está presente em quase todos os países. No Brasil, está presente em mais de 300 laboratórios!

Para conhecer um pouco mais sobre os produtos, clique aqui. Para dúvidas e cotações, contate a Cepheid através do e-mail contato@cepheid.com ou o telefone fixo (11) 3524 8383.


bottom of page