whatsapp.png

Faça parte da nossa rede de apoio ao empreendedorismo laboratorial e receba notícias em seu e-mail e material bônus em seu Whatsapp. 

Clique e conheça nossos apoiadores:

Logo aceleralab.png
Cepheid-logo-horizontal.png
SBAC.png
logo.png

[Retrospectiva] Adeus Laboratório Velho, Feliz Laboratório Novo!


******Esse post é um agradecimento a todos que nos apoiaram, e uma retrospectiva dos melhores momentos que tivemos neste ano. Sugerimos ler o post até o final, e depois clicar nas matérias que você gostaria de ler novamente.

Que 2017 foi um ano difícil, a gente já sabe. Mais um ano que termina sem reajustes em tabelas de preços, com muitos contratos públicos atrasados, e alguns pacientes procurando economizar centavos. Uma mudança se faz necessária se o laboratório quiser obter sucesso, e os “donos de laboratório” deverão ser gestores protagonistas, entendendo a sua estrutura como um negócio.

Podemos dizer com satisfação que muitos gestores têm se empenhado em fazer diferente, só pelos comentários e e-mails de feedbacks que recebemos ao longo do ano. Com muitas pautas sugeridas pelos leitores, falamos sobre a importância vital dos laboratórios, e o porquê seus planos para o laboratório falham. O Dr. Irineu Gringberg também marcou presença comentando sobre os tempos atuais. Não tem segredo para obter sucesso na gestão, mas sim um longo caminho a ser percorrido. E este caminho não precisa ser doloroso: quando você desmistifica a gestão, ela se torna mais fácil e prazerosa de se fazer.

A mudança começa com o próprio dono do laboratório, que muitas vezes falha por dedicar-se demais as análises. Seja a gestão parte de um plano de sucessão familiar, ou uma gestão desbravadora, para obter sucesso é importante entender o que deseja o paciente dos dias de hoje. Como não cansamos de afirmar, existe solução para o “Está muito caro! Não tem desconto?”.

A gestão de pessoas também é uma dificuldade inerente ao gestor de laboratório, que deve cuidar da cultura do laboratório, fazer boas contratações, manter os funcionários motivados, dar treinamentos efetivos, feedbacks negativos, e no meio de tudo isso, ainda gerenciar seu tempo, criar metas bem definidas e atentar para a Contabilidade (o Contador Renato Alfenas nos ajudou nessa). Sabemos que não é fácil.

Para aumentar nosso conhecimento sobre a gestão de laboratório, conversamos com alguns nomes do setor dos quais nos orgulhamos de ter entrevistado, buscando compreender melhor o mercado como um todo:

- Dr. Mauro Terra, nos presenteou além das suas brilhantes colocações com planilhas de fluxo de caixa, de controle de qualidade, e até mesmo de custo por exame;

- Dr. Marcelo Milagres falou sobre estoques e deixou uma elogiadíssima planilha de controle de estoques do laboratório;

- Dr. Adv. Daniel Silveira, nos alertou sobre a importância do Termo de Conhecimento, e com isso deixou um modelo para utilização;

- Dr. Orildo Pereira surpreendeu a todos com sua visão Jurídica do paciente do Laboratório de Análises Clínicas, pois todos o conheciam como o autor do já consagrado livro “Espermograma - Manual de Bancada e Atlas“;

- Vilson Rebello nos deu dicas valiosas na hora de negociar com fornecedores;

- Dr. Mateus Fucks nos alertou sobre a segurança dos dados no laboratório;

- Dr. Omar Ghanen nos deu dicas sobre mercado de nicho e a abertura de postos de coleta;

- O psicólogo Guinter Luhring debateu com o Aceleralab como conduzir pacientes que possuem medo de agulha; - E o Dr. Bruno Pires nos deu um belo depoimento do que pode ser feito para a mudança acontecer. O Labclin é um exemplo do laboratório que encanta.

Esperamos que nossas matérias estejam oferecendo subsídios para você se diferenciar da concorrência, e ser parte de uma nova corrente, que acredita no futuro do Laboratório de análises clínicas.

Os laboratórios que dedicarem mais tempo, mais cedo a gestão, são os que colherão frutos e lucros mais rapidamente. E no ano que vem, os gestores poderão contar ainda mais com o Aceleralab para essa jornada que está só começando. Fique de olho em nossas novidades!

Desejamos que em 2018 você consiga se identificar como um Laboratório no caminho para o sucesso, e utilize as tendências da gestão laboratorial para alavancar o seu negócio. Mas agora nesse finalzinho de ano, a gente deseja mesmo é que você consiga tirar férias mantendo a produtividade do seu laboratório! (Mas se as vacas estão magras, aproveite a sazonalidade a seu favor!)

Um grande abraço da

Equipe Aceleralab.

#retrospectiva #analisesclínicas #2017 #2018