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Visitação médica: saiba como o LIS te apoia nisso!




Conhecer seu público tem sido o mais repetido mantra da boa gestão, mas quando pensamos em “público”, vale a pena expandir essa compreensão para outras categorias de relacionamento.


Seus clientes e pacientes são seu público, não resta dúvida. Mas seus fornecedores, seus colaboradores, e até seus concorrentes também fazem parte da rede de contatos e interações que vão resultar no seu posicionamento no mercado. Por isso, é extremamente importante cultivar o relacionamento também com outro segmento: os profissionais da saúde.


Respeitados, é claro, os limites da ética, não há por que você, enquanto gestor de um laboratório, não iniciar e cultivar um relacionamento cordial e proveitoso para ambos os lados com todos os possíveis prescritores, entre médicos, nutricionistas e outros terapeutas, tão essenciais para seu sucesso.


Lembre-se de que este é um caminho de mão dupla, pois esses profissionais podem se beneficiar, e muito, de toda atenção e informações que você é capaz de entregar. Por isso, nada de timidez! Neste artigo, uma colaboração entre Unilab e Acelera Marketing, a ideia é deixar claro as melhores formas de iniciar e manter esses contatos.




Identifique e contate profissionais


Comece por dedicar algum tempo a mapear os profissionais da sua área de atuação, e entre eles, quais estão mais presentes no laboratório através de suas prescrições. Para isso, você pode contar com o LIS do Unilab, que oferece um relatório quantitativo dessas requisições. A partir desse mapeamento, você poderá traçar suas estratégias de networking direcionadas aos médicos e outros prescritores.


Tome a si essa tarefa, já que receber a visita do próprio gestor vai certificar esses profissionais de que você reconhece sua importância, ou, se não puder, designe um colaborador com boa facilidade de comunicação, bem articulado, e bem informado sobre tudo que se refere ao laboratório. Não esqueça que essa pessoa vai representá-lo integralmente!


Separe a lista de profissionais a contatar entre dois grupos: os que aparecem com mais frequência nas prescrições atendidas, e aqueles que pouco ou nunca se relacionam com o laboratório. Isso porque a abordagem dedicada a cada um desses dois grupos será um pouco diferente.



Prepare seus argumentos, e até mesmo, se puder, um material informativo/promocional impresso para disponibilizar. A seguir, mirando nos profissionais pouco presentes no laboratório, inicie o contato por um telefonema e agende uma visita. Mesmo que a cultura da sua região valorize a informalidade, evite simplesmente aparecer sem agendamento; causar inconvenientes de agenda seria uma péssima forma de começar.



Prepare o que irá apresentar


Para um boa conversa, tenha na ponta da língua tudo que seu laboratório pode oferecer ao prescritor. E que não é pouco! Através desse relacionamento, ele pode ter acesso a novidades sobre avanços tecnológicos e modalidades de novos exames; se você disponibilizar uma linha direta para esclarecimento de dúvidas através do WhatsApp, na qual ele poderá se inteirar rapidamente de qualquer particularidade menos explícita acerca do laudo.


Além disso, com um bom LIS em operação, ele poderá receber alertas antecipados de resultados alterados. Os resultados online garantem agilidade extra para a tomada de decisões médicas, pois o paciente pode encaminhá-los de imediato ao prescritor, ou autorizar antecipadamente seu acesso aos resultados. Deixe que ele saiba da sua conformidade com a LGPD, de suas certificações e acreditações, se for o caso. (E não se esqueça do quanto um bom LIS pode ajudá-lo na conquista dessas qualificações!) Disponibilizar prazos de entrega de laudos em regime de urgência e emergência também é um ótimo argumento para a fidelização.


Fidelize clientes com ações promocionais


Feito isso, não menos importante é a atenção aos prescritores que já são presença constante para o laboratório. Esse laço precisa ser constantemente fortalecido, e uma boa oportunidade para consolidá-lo são brindes e felicitações em datas comemorativas, como os dias dedicados à categoria médica e suas especialidades, final do ano, e aniversário desses profissionais - você pode programar seu LIS para enviar alertas dessas datas também. E não subestime nunca a influência das secretárias para esse bom relacionamento!


Por último, mas não menos importante, conquiste e mantenha sua presença nas redes sociais. O público prescritor também está exposto a essas informações, e a imagem de eficiência, acolhimento e modernidade que você cultiva nessas mídias irá preparar o caminho para contatos futuros. Se precisar de um ajuda, você pode contar com o acelera.marketing, o marketing do aceleralab.


Com essas dicas de gestão e com o apoio do sistema Unilab, esperamos que você construa um relacionamento longo e gratificante com todo seu público de prescritores! Ainda não conhece o Unilab? Solicite uma demonstração!






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