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O Sistema de Gestão e a Covid-19




Da recepção ao resultado on-line, o software de gestão laboratorial organiza os processos administrativos em meio à enorme diversidade e complexidade da cadeia de atendimento à saúde. Quando o processo é novo, como é o caso das novas rotinas para coleta e processamento de análises da Covid-19, somente os softwares mais eficientes conseguem se adaptar rapidamente às novas diretrizes.



Pensando nisso, convidamos a nossa nova apoiadora do Aceleralab, a Uniware do sistema Unilab, representada pelo seu diretor comercial Atilei Joaquim, para falar como o sistema de gestão pode fornecer apoio ao laboratório. Confira, ainda, na parte final da entrevista, uma proposta exclusiva para os leitores do portal.



Como o sistema pode deixar o atendimento mais seguro?



O recurso de agendamento pode auxiliar na administração das coletas dentro do laboratório e em domicílio. A recepção consegue iniciar uma conversa com o cliente por WhatsApp na tela do sistema, e comunicar-se ainda melhor por SMS, contemplando todo o tipo de mensagens automatizadas, tais como: (a) a formalização do atendimento com dados para acesso ao resultado e previsão de entrega; (b) o aviso de resultado disponível; (c) o aviso de recoleta; e (d) o aviso de alteração na previsão de entrega.



O sistema em nuvem permite que o coletador, presencialmente ou por meio do atendimento por drive-thru, consiga cadastrar e confirmar os dados da coleta. Já o uso de aplicativo, para smartphones, integrado ao sistema permite que o cliente acompanhe todo o processo de execução dos seus exames, e que visualize e compartilhe seus resultados a distância.



Atualmente, há dois tipos de análises principais: a pesquisa por antígenos e a PCR. As duas possuem processos de análise bem distintos, inclusive, em alguns casos, usando laboratórios de apoio para o processamento das análises. Como o LIS pode assegurar esse processo?



No LIS, é possível deixar padronizada a forma de execução das análises por unidade, levando em consideração o custo logístico de se executar na matriz ou enviar para terceiros. Ainda pode-se cadastrar duas metodologias distintas, com valores de referência diferentes, e formas de execução do mesmo exame, seja interno (via interface) ou enviado a diferentes laboratórios de apoio. A opção pelo exame pode ser feita no momento do atendimento.



Independente dos métodos utilizados, é preciso fazer algumas perguntas ao paciente testado para aumentar a acuracidade da análise. Como garantir que essa pergunta seja realizada?



O LIS possui um cadastro de perguntas que podem ser associadas a exames específicos. Essas perguntas são obrigatórias para a finalização do atendimento e irão aparecer para o setor técnico na execução e liberação do resultado.



Em certos estados, os exames de Covid-19 precisam ser notificados para as autoridades competentes: em alguns casos, somente os positivos, em outros, todas as análises realizadas. O sistema consegue automatizar esse processo?



Sim. Pode ser gerado o arquivo que é solicitado pelo Lacen, o que evita o trabalho manual de preenchimento dos dados.



O laudo da Covid-19 possui diversas observações que precisam ser expostas ao paciente para que não haja uma interpretação equivocada do exame. Isso pode ser configurado? Quais tipos de termos e adaptações podem ser feitos no LIS para amparar o laboratório nesse momento?



É possível criar diversos termos diferentes para serem impressos no ato do atendimento, vinculando a sua impressão automática à exames específicos.

As observações sobre o teste também podem ser incluídas diretamente no laudo ou no próprio protocolo de solicitação de exames; ainda é possível colocar alertas e mensagens no site para que o cliente os veja no momento da consulta do resultado pela internet.



Alguma recomendação para os laboratórios continuarem melhorando seus processos, seja durante a pandemia ou após a normalização do atendimento?



O bom gestor sabe onde estão os gargalos da sua empresa que precisam de melhorias, porém, empresas de pequeno e médio portes costumam ter gestores que estão diretamente ligados a atividades operacionais, o que dificulta a realização das mudanças necessárias, como gerar inovações e implantar novas tecnologias. A aquisição de um bom sistema é uma forma efetiva de obter mais controle sobre os processos e melhorar a competitividade do laboratório, principalmente em situações que exijam uma rápida adaptação.



Unilab: a oportunidade de melhorar os processos do laboratório





Com a diminuição temporária do movimento da clientela, pode ser um bom momento para realizar uma troca ágil de sistema, sem impactar o público. Neste sentido, a Uniware está oferecendo uma oportunidade de organizar e aprimorar os processos do seu laboratório. Tal oportunidade é uma exclusividade do Portal Aceleralab e acontecerá por tempo limitado.

O diretor comercial da Uniware, Atilei Joaquim, salienta que “a empresa quer contribuir de alguma maneira com os laboratórios e oferecer aquilo que ela tem de maior valor e que foi construído ao longo de 24 anos de existência”.


Por isso, a Uniware está oferecendo um benefício exclusivo para os 10 primeiros laboratórios que fecharem um novo contrato.



Os dez primeiros que se inscreverem (clicando aqui ou no botão abaixo) terão condições exclusivas de parcelamento da taxa inicial, e serão isentos do pagamento da mensalidade por 90 dias. Em caso de desistência da implantação do sistema por qualquer motivo (dentro de um período de 30 dias), a parcela paga da taxa inicial será devolvida.







A Uniware é a desenvolvedora do software Unilab, um dos mais completos LIS do mercado. Por 6 anos consecutivos, a pesquisa de satisfação anual ultrapassa a média de 95% de contentamento dos usuários. Em 2019, foi constatada uma satisfação de 98% entre 200 laboratórios respondentes. A Uniware possui uma premiada estrutura de atendimento e todo seu ferramental tecnológico já auxiliou mais de 1.000 laboratórios a impulsionarem seus negócios. Acesse este link e confira os laboratórios que fazem parte desse grupo.


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