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Queda no faturamento: Use a evasão dos convênios a favor do seu laboratório


Você já sentiu uma redução no número de pacientes de algumas operadoras? Notou empecilhos ao enviar faturas e receber pagamentos de convênios? Saiba que o problema não é só com o seu laboratório.

A crise afetou o mercado como um todo e em 2016 as operadoras de saúde perderam 1,4 milhão de beneficiários, segundo a ANS. Essa mudança já impactou a realidade de muitos laboratórios de análises clínicas, que estão sentindo no bolso a queda dos seus ganhos.

Embora este cenário seja desmotivante para o dono do laboratório, existe como contornar esses desafios e criar novas oportunidades lucrativas. Elaboramos hoje uma lista com soluções para você fazer um check list e se adaptar à nova realidade!

1. Aumente o parcelamento para clientes particulares

O público que acabou de abandonar seu convênio e precisa de serviços clínicos sabe que o SUS pode não ser a melhor escolha, por isso pesquisa estabelecimentos particulares (normalmente aqueles que já conhecem, como o seu laboratório) que disponham de melhores condições de pagamento. Um fator decisivo para a capacidade de pagamento é o número de parcelas. Verifique se o seu laboratório está oferecendo um parcelamento adequado ao novo nicho!

2. Crie novos serviços, como check up especializados

Doenças hereditárias exigem monitoramento constante e muitas vezes a prevenção é mais acessível para quem não tem condições de contratar um plano de saúde. Com termos bem definidos aliados a um planejamento estratégico de longo prazo, seu estabelecimento pode promover benefícios para o público particular que se interessa pela prevenção de doenças como a diabetes, hipertensão e obesidade.

3. Inclua mais convênios na carteira do laboratório

É possível ainda que você cogite trabalhar com operadoras novas ou que você não atendia antes. Mas, antes disso, é importante verificar a viabilidade junto ao setor de Faturamento do laboratório e analisar se a nova tabela de preços traz uma margem de lucro expressiva e se a equipe suporta esse incremento: cuidado para não pagar para trabalhar.

4. Planos de fidelidade

Muitos laboratórios estão optando por oferecer seu próprio plano de fidelidade para seus clientes com benefícios, descontos e serviços exclusivos para seus beneficiários. Verifique que tipo de ofertas o seu laboratório pode fazer sem trazer prejuízos! Lembre-se de montar o seu planejamento estratégico antes de lançar qualquer projeto relativo.

5. Controle melhor os valores a receber dos convênios

Verifique como o setor de faturamento gerencia os convênios e se os prazos de auditoria, análise dos recursos de glosa e pagamento das faturas está sendo transparente. Pode ser que o seu setor esteja perdendo dinheiro sem que você saiba, e é necessário identificar possíveis furos no faturamento.

Vale sempre ressaltar a importância de buscar se informar, avaliar a situação financeira do seu laboratório e conversar com outros amigos do ramo sobre prós e contras das estratégias que você tem em mente.

Você também consegue ver possibilidades de novos negócios com a evasão de convênios? Deixe seu comentário abaixo.

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