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3 Maiores Erros ao Abrir um Posto de Coleta



Abrir um posto de coleta é sempre um marco na sua gestão, ampliando a abrangência geográfica da sua atuação, conquistando novos espaços e possivelmente mirando em novos mercados. São muitas as variáveis, e vale a pena considerar os pontos críticos desse empreendimento para não incorrer em deslizes que, somados, podem levar ao insucesso da iniciativa.


Confira aqui os erros mais comuns cometidos ao abrir um posto de coleta, utilize todos os recursos do seu LIS para orientá-lo nas soluções e decisões, e evite desapontamentos!


Não pesquisar o mercado antes de abrir a nova unidade


Por mais entusiasmado que esteja com o novo projeto, não tente concretizá-lo antes de pesquisar todos os ângulos e possibilidades, exatamente como faria na abertura de um novo negócio. A começar pela localização do novo posto. O ideal é estabelecer-se numa região com demanda reprimida ou em expansão, com possível aumento de densidade populacional a médio prazo. Pesquise no LIS se já atende muitos clientes que moram próximos ao novo posto de coleta, para saber se o movimento simplesmente irá migrar para a unidade nova, esvaziando o posto atual, o que seria um péssimo movimento.



Além disso, analise o ponto comercial e desconfie de aluguéis e condições atraentes demais; pode ser que o local seja uma zona em decadência, mal servida pelo sistema de transportes, ou esteja longe demais dos centros que lhe interessam, como hospitais e consultórios médicos. Leve em consideração também se a região já está saturada de concorrentes, pois, apesar de todo investimento, você dificilmente terá o retorno esperado. Exceção à regra: ao pesquisar os serviços disponíveis no entorno, talvez você descubra um nicho pouco explorado, por exemplo, certas modalidades de exames, que poderão diferenciá-lo ao oferecê-las.


Finalmente, procure conhecer a cultura da região, e adaptar-se a ela. Em zonas nobres da cidade, você pode encontrar um público com expectativa por certos diferenciais no atendimento, independentemente de precificação. Já se estiver instalando o posto num novo município, por exemplo, procure descobrir se lá a gestão da saúde envolve diferentes níveis de intervenção pública na oferta de exames laboratoriais e negociação de convênios, como parcerias com o SUS.

Oferecer um padrão de atendimento inferior ao da matriz


Facilidade de estacionamento, atendimento acolhedor com equipe bem treinada, ambiente agradável, climatizado e com espaço suficiente para acomodar confortavelmente todo o público, mesmo em horário de pico, não são diferenciais que você deve negar ao público do posto de coleta. Se na sede você disponibiliza na recepção material de leitura, TV ou som ambiente, cantinho do desjejum, espaço kids, tudo isso também deve ser oferecido no posto de coleta, guardadas as características específicas do público atendido lá.



O mesmo vale para a seleção da equipe: utilize os mesmos critérios de excelência aplicados à matriz, promova treinamento e canais de feedback, e para facilitar a resolução de problemas, eleja um colaborador responsável, com características de liderança, iniciativa, organização, facilidade de expressão e visão periférica do funcionamento do posto, para ser o ponto de contato principal com a matriz. Isso vai agilizar a troca de informações, pois não se perde tempo com repetições, relatos desencontrados ou dados conflitantes. Independentemente disso, procure estar no posto de forma presencial o máximo possível, e crie uma rotina de reuniões com a equipe.


Deixar de investir em marketing e tecnologia


Invista em marketing especializado para a consolidação do novo posto de coleta no mercado, para que ele tenha “vida própria” e não seja uma mera extensão da unidade sede. Além disso, não deixe passar oportunidades de conhecer melhor esse novo público, e invista também em tecnologia que possa auxiliar nesse processo. Com a instalação do totem de atendimento, por exemplo, você pode colher indicadores interessantes com relação ao perfil dos usuários a partir das categorias de prioridade, e através dos cadastros sistematizados e armazenados à prova de perdas pelo LIS do Unilab, pode não apenas oferecer um atendimento muito mais personalizado como compilar informações importantes sobre esse universo específico de clientes.



Além disso, um bom LIS deve ser capaz também de oferecer os indicadores de gestão financeira e de controle de qualidade interna e externa referentes apenas ao posto de coleta, única forma de dimensionar o sucesso do empreendimento e certificar-se de que não promoveu apenas uma diluição do mesmo público entre os dois pontos de serviço. Diversas soluções tecnológicas oferecem recursos avançados, como comunicação interna, rastreamento de amostras e controle de qualidade, facilitando a gestão dos postos de coleta e melhorando a comunicação com a matriz.


Então, pronto para investir no crescimento do seu negócio? Você sabe que pode contar sempre que desejar com a assessoria da Acelera Marketing e a tecnologia do Unilab para vencer qualquer desafio da gestão laboratorial!









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