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Por que Investir em Networking?




Você provavelmente já sabe que Networking é uma rede de relacionamentos interpessoais que envolve vários tipos de troca de informações: experiências, dicas, indicações, oportunidades, inovações, parcerias e mesmo alertas diante de movimentos desfavoráveis ao seu mercado.


Mesmo que a gestão rotineira do laboratório pareça tomar todo seu tempo, o networking deve ser visto como parte essencial da gestão. Ele é seu periscópio para o mundo, e vale lembrar que deve funcionar nas duas direções; você também precisa ser considerado uma fonte acessível e confiável, disposta a cooperar com a evolução do mercado.


Mas como e onde fazer networking? Um bom ponto de partida para ampliar sua rede são congressos, seminários e workshops do mercado, que concentram grande público de diversas regiões. Lembre-se de que isso não significa distribuir cartões indiscriminadamente nem monopolizar as conversas; ligue sua intuição, identifique quem está mais receptivo ou com quem sentiu afinidade mais imediata, além, é claro, de informar-se previamente sobre os participantes e mapear aqueles que podem render bons contatos. Nessas ocasiões, não deixe de marcar presença também nas atrações paralelas como shows e confraternizações, aberturas e encerramentos, onde poderá mais facilmente se apresentar e socializar.


Outro espaço indicado para cultivar novas relações ou dar prosseguimento àquelas iniciadas nos eventos são as redes sociais. Procure seus conhecidos ou encontre novos interlocutores no Facebook, Instagram e grupos de Whatsapp, ou no Linkedin.


Importante: não pense na sua rede como algo a que você só recorre quando precisa. Contribua, com informações que julgue relevantes para seus pares; comente notícias, reproduza um artigo ou matéria jornalística, compartilhe um relato, elabore um texto, enfim, produza conteúdos. Essas são boas formas de manter o relacionamento, e em pouco tempo você perceberá os benefícios de ampliar suas conexões. Acompanha com a gente:


Acesso a informações estratégicas


Agora que você já sabe como começar a construir sua rede de contatos profissionais, pense nas diversas formas como ela pode ser útil. Um exemplo é ter acesso a informações antecipadas ou mesmo privilegiadas sobre importantes movimentações de mercado que impactam diretamente o lab, como falta de insumos, novos testes e mudanças na legislação. Isso pode colocar o lab à frente da concorrência na hora de formular uma resposta à altura das adversidades, e é o tipo de informação que os concorrentes, em seu universo imediato, guardarão como um trunfo em lugar de compartilhar. Daí toda a importância de uma rede estendida de contatos com profissionais de interesses afins.


Inspiração para novas ações e investimentos


Ter uma rede de amigos empresários da sáude pode ajudar na hora de encontrar novas ideias para o seu negócio. É bem possível que alguns deles já tenham implementado novidades que você está considerando desenvolver, e podem contribuir para a melhora do projeto. O fato de pertencerem ao mesmo campo de atuação, mas não disputarem com você o mesmo nicho de mercado, torna as interações mais relaxadas do que as que você poderia manter com qualquer tipo de concorrente direto, mesmo as mais amigáveis, e esses relacionamentos podem trazer experiências sobre inovações, equipamentos a serem incorporados e estratégias para fidelização de clientes.


Proximidade com os melhores fornecedores


Se até aqui nos referimos aos contatos com outros gestores da mesma área, embora ocupando nichos geograficamente diversos, cabe lembrar que fornecedores também são uma aquisição valiosa à sua rede de contatos a cultivar. Ter bons parceiros de negócios pode ser muito útil na hora de negociar e ter acesso a novos produtos e serviços no mercado, e é vital em períodos de desabastecimento ou altas de preços. Proximidade com bons parceiros fornecedores garante um atendimento personalizado, e oportuniza acesso a promoções e condições especiais, e mais agilidade nas entregas quando necessário.


Oportunidades para novos projetos


Quando você está sempre conhecendo novas pessoas e fazendo a manutenção desses relacionamentos, você passa a ser cogitado mais para parcerias de negócios e oportunidades de aumentar o faturamento. É uma decorrência natural da máxima “quem não é visto não é lembrado”. Além disso, o fato de projetar uma imagem de disponibilidade, proatividade e conexão com a realidade do mercado o torna um modelo de parceiro ideal.


Ganhos para a reputação do seu negócio


Se você tem uma rede respeitável de contatos e através dela é capaz de se antecipar aos problemas, lançar inovações e compartilhar dicas e informações interessantes sobre diversos assuntos, desde indicações de profissionais até soluções criativas para impasses cotidianos, você também começará a ser visto como referência na sua área, e como um gestor talentoso. Isso se comunica à imagem do seu próprio negócio, que se beneficia desses mesmos atributos.



Bons profissionais, principalmente atuantes na área técnica do laboratório, não são tão fáceis de achar. Através de uma boa rede de contatos, você tem acesso não apenas a boas indicações acompanhadas de referências confiáveis, como os próprios profissionais podem tomar a iniciativa de oferecer seus serviços - não esqueça que networking nunca funciona numa só direção! Com a imagem do seu estabelecimento turbinada pela sua capacidade de gerenciar contatos, ele pode também entrar para a lista de desejos dos bons profissionais do mercado.


Ficamos felizes de fazer parte do seu networking! Conte com o Aceleralab para turbinar o marketing e a gestão do seu laboratório. Em breve novidades.


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