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Primeiro Atendimento 100% Digital já é Realidade

A pauta de hoje é um oferecimento do Software de Gestão para Laboratórios Unilab.



O atendimento digital é uma tendência irreversível, em constante evolução. Todos nós estamos cada vez mais acostumados a usar a tela do celular para ter maior agilidade no consumo de produtos e serviços, e a área de laboratórios, também está investindo pesado nessa transformação da jornada de consumo. Neste artigo, listamos os principais benefícios e ferramentas para a digitalização do seu empreendimento. Acompanhe!


A humanização reinventada


Para um processo eficiente de digitalização do primeiro atendimento, os fluxos devem garantir que os pacientes estão sendo bem conduzidos dentro das opções das plataformas digitais. Mais do que isso, o “roteiro” dentro das mensagens padrão deve ter um tom amigável, porém sem deixar de lado a objetividade.


Com a maior parte do volume de atendimento satisfeito pela opção digital, torna-se natural a procura por profissionais mais qualificados para o atendimento presencial, melhor preparados para atender os casos específicos que fogem ao fluxo padrão de atendimento. Desta forma, as inconformidades no processo serão equacionadas de forma mais humanizada pelo time do laboratório.


Melhor desempenho dos profissionais


Quando o primeiro atendimento migra para o digital, a opção mais usual é unir profissionais com boa desenvoltura em tecnologia para uma central de atendimento. Eles serão responsáveis pela condução do contato com o cliente por múltiplos canais, como telefone, redes sociais, site, Google, e retornos.


Com essa maior objetividade proporcionada pela automatização do processo de atendimento, a produtividade do time aumenta consideravelmente, assim como as chances de erro diminuem, evitando, entre outras coisas, o retrabalho e a glosa de convênios.


Da mesma forma, o coletador reforça o seu compromisso como porta-voz da empresa. E como em alguns casos ele pode ser o principal ponto de contato físico com o cliente, que ele esteja constantemente treinado e avaliado para entregar uma boa experiência, consequentemente aumentando seu engajamento.


Redução de despesas e maior comodidade


Os clientes que optarem pelo primeiro atendimento 100% digital conseguem não só reduzir papel, mas também ter os dados necessários mais acessíveis pela plataforma que preferirem. Em dia com a sustentabilidade e com a tendência paperless, o digital dispensa a impressão do documento, que permanece acessível no celular ou e-mail do cliente.


Com processos mais eficientes, e com as economias provenientes destas práticas, quem sabe o laboratório consegue reinvestir esse valor para maior conforto e benefícios percebidos pelo cliente?


Não se chega a esse grau de excelência, porém, sem o apoio de um bom software. Ao longo do último ano, por exemplo, a Uniware, idealizadora do Unilab, um dos softwares mais prestigiados do mercado laboratorial, dedicou-se a desenvolver essa nova ferramenta em detalhe, conforme conta Atilei Oliveira, diretor comercial da Uniware. Segundo ele, “o software é capaz de ajustar o foco da unidade, liberando sua atenção toda para a coleta e não para o primeiro atendimento, que ficará a cargo do aplicativo”. Entre os recursos mais convidativos desse novo modelo de atendimento estão:



Atendimento por chatbot: A praticidade e agilidade dessa ferramenta, através do Whatsapp, já dispensa explicações. No Brasil são 120 milhões de usuários, o que significa uma adesão gigante do seu público potencial, disposto a utilizar essa via de acesso para requerer todas as informações, disponibilizar todos os dados de cadastro e concretizar o serviço.


Rastreabilidade do atendimento: Permite identificar e corrigir falhas no processo, levando a constante aprimoração do serviço e melhor percepção de necessidade de treinamento da própria equipe.


Protocolo digital: um Código único para acompanha o paciente em toda a jornada dentro do laboratório. Além da redução de papel é mais fácil de identificar as informações necessárias, com menos chances de erro e retrabalho.


Check-in digital: O cliente pode sinalizar que chegou no laboratório por um totem na entrada do laboratório ou pelo link enviado ao celular. Imediatamente ele já estará inserido na fila de coleta, sem necessidade de outros procedimentos, como dirigir-se ao totem para escanear o QR Code ou atendimento no balcão.


Cadastro em nuvem: Todo seu cadastro de atendimento salvo e acessível a qualquer momento a partir de um tablet, celular ou note, sem risco de perda e com capacidade extensível de volume de armazenamento.


Organização do fluxo de coleta: o painel organiza a fila e chama os pacientes pelo nome, indicando a sala para coleta. A chamada para o atendimento pode ser realizada sem sair do box de coleta.


Central de Notificações: Protocolo digital, envio de resultados, informações sobre recoleta, notificação de exames periódicos, parabenização de aniversário e muito mais. Tudo isso de forma automatizada e direto no Whatsapp do paciente.



Certamente muitos gestores já conhecem os inúmeros upgrades de qualidade proporcionados pela digitalização dos serviços do laboratório através da Unilab, mas a boa notícia é que, como visto, esse desenvolvimento é uma constante. Inserir-se sempre nos últimos avanços tecnológicos é mais que um plus; é um must para quem deseja manter-se competitivo e almeja crescimento. E o primeiro atendimento digital é a cereja do bolo do momento, entregando comodidade, agilidade e suporte estratégico para o alcance de novos marcos na gestão.





Conheça as novidades do Unilab! Entre em contato clicando aqui ou no botão abaixo e consulte as condições especiais para fechamento de melhorias no sistema Unilab em dezembro: todas as implantações estão com um desconto especial para clientes novos e antigos.

















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