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A Adaptação do Atendimento para a Terceira Idade


dicas de marketing para Laboratório

O aumento do número de idosos é uma grande oportunidade para os laboratórios melhorarem seu posicionamento com o nicho. O número de cuidados com a saúde é intensificado ao longo das primaveras, assim como a procura por estabelecimentos que atendam às necessidades específicas da terceira idade sem parecer datado ou estereotipado.

Se você entende que o laboratório de análises clínicas possui um movimento significativo de idosos ou deseja atraí-los para seu laboratório, deve ter consciência de que algumas adaptações e serviços devem ser personalizados para fidelizar o público. Confira abaixo algumas dicas.

1. Garanta o respeito no atendimento

O idoso tem as mesmas expectativas do que qualquer outro consumidor. Ele preza por um bom atendimento e não gosta de se sentir desrespeitado. Algumas limitações acompanham a idade, e é muito importante treinar a recepção para agirem com cortesia, empatia e paciência. Muitas vezes o idoso transforma o atendimento em um relacionamento pessoal, sendo fiel não somente ao laboratório mas ao atendente e coletador.

Mas cuidado para não infantilizar o atendimento! Eles têm consciência da sua lucidez e desejam um atendimento que os reconheça como pessoas capazes e ativas.



2. Seja direto e claro nas ações e campanhas

Os idosos recebem melhor mensagens diretas, por isso ao fazer uma propaganda o ideal é que a mensagem possa ser percebida pelo mesmo em até 3 segundos. Combinar linguagem visual e textual a um objetivo bem definido torna isso mais fácil.

É muito importante não incluir nas campanhas de marketing associações depreciativas representando a velhice ou representações cômicas sobre a idade. Reforçar a importância dos idosos como qualquer outro consumidor é fundamental. Pense ainda no layout da sua campanha: letras e avisos em tamanho grande e fáceis de serem lidos!



3. Acessibilidade

Com o avançar da idade algumas implicações naturais de mobilidade física acontecem e consequentemente o idoso vai buscar por lugares que sejam confortáveis e fáceis de acessar.

Nesse caso, se coloque no lugar do seu cliente e certifique-se que o seu laboratório tem o mínimo de infraestrutura para recebê-lo. A sensação de impossibilidade pode levá-lo a não querer novamente os seus serviços. É interessante atentar para:

  • Vagas de estacionamento especiais

  • Piso adequado

  • Elevadores ou rampas (quando houver muitas escadas)

  • Guichê específico

  • Assentos especiais para aguardar o atendimento

  • Sinalização clara, visível e fácil de ser encontrada: ninguém gosta de se sentir menor por não conseguir fazer algo simples!

  • Pesquisa de qualidade para saber se seu investimento está no caminho certo

Um diferencial importantíssimo para alguns idosos é o conforto. Entregas personalizadas e coletas domiciliares podem ser boas soluções para eles, ou por se encontrarem enfermos ou com mobilidade bem reduzida.



4. Conquiste a Confiança do público

Os idosos costumam ser mais leais a marcas e possuem mais cautela antes de mudanças com hábitos, serviços e produtos, além de indicar os seus serviços (boca-a-boca) com muito mais frequência. Eles também valorizam mais os certificados e prêmios que o laboratório possui, que significam apreço pelas boas práticas.

Essas dicas foram montadas pensando em atrair mais idosos para seu estabelecimento, mas deve-se fazer uma reflexão: será que elas não fazem sentido para todos os clientes?

E para você? Qual é a melhor forma para o laboratório fidelizar o cliente idoso? Deixe seu comentário abaixo.

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