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WhatsApp Business: Dicas de Como Usá-lo e Como Criar um Link para o Site do Laboratório


O WhatsApp, um dos aplicativos mais utilizados em smartphones, é, atualmente, a principal forma de comunicação e de troca de fotos, imagens e vídeos entre os brasileiros. Em uma postagem anterior (aqui), já discutimos as vantagens e desvantagens de se utilizar esse aplicativo no laboratório, no entanto, na pauta de hoje, confira dicas de como usar a ferramenta WhatsApp Business da melhor maneira e, ainda, como criar um link para direcionar ao seu WhatsApp de qualquer site!

Para os laboratórios, o WhatsApp virou uma ferramenta de esclarecimento de dúvidas, negociação e, até mesmo, de pós-venda. Além disso, tal recurso pode auxiliar o cliente a obter as informações de que precisa de forma mais ágil, como os convênios atendidos, o tempo de jejum e o horário de coleta. Esses dados, quando respondidos, podem influenciar, positivamente, na escolha do paciente sobre qual laboratório optar para a realização dos exames.

A importância de se ter uma conta comercial

O WhatsApp possui duas modalidades: a conta pessoal, destinada a todo e qualquer usuário, e o WhatsApp Business, um aplicativo (que deve ser baixado à parte) direcionado para as empresas. Os benefícios, com foco nas organizações, crescem a cada dia, e, atualmente, pode-se inclusive cadastrar um telefone fixo como WhatsApp, usando essa última modalidade. Porém, as ligações feitas via aplicativo continuarão sendo atendidas no celular. As dicas apresentadas, nesta pauta, apenas poderão ser usadas em contas comerciais.

Dicas para o uso do WhatsApp Business

1. Complete o seu perfil

Se você deseja que a comunicação na plataforma seja efetiva, aproveite para começar completando o seu perfil. Ao clicar nos três pontinhos no canto superior direito, selecione “configurações” e, em seguida, “configurações da empresa” e “perfil”. Nesse espaço, é possível trocar o logo da conta (lembre-se de otimizá-lo para o formato redondo) e preencher a localização, o tipo de serviço e a descrição do laboratório (ótimo espaço para um slogan); pode-se ainda acrescentar os horários de atendimento, o e-mail e o site. Para alterar essas opções, basta clicar no lápis, que se encontra no canto superior direito dessa tela.

2. Configure as mensagens automáticas

Fazendo um caminho parecido com o que foi mencionado acima, é possível configurar mensagens de ausência, de saudação e de respostas rápidas, facilitando o trabalho dos responsáveis pelo atendimento no aplicativo, e fornecendo um retorno mais rápido ao público. A melhor parte desse recurso é que, além das mensagens personalizadas, pode-se cadastrar o horário de envio automaticamente, funcionalidade extremamente útil para o período em que o laboratório está fechado.

No caso das respostas rápidas, depois de configuradas, basta digitar a barra inclinada para a direita (/), que os textos programados poderão ser selecionados. Alguns atalhos também podem ser criados para responder às perguntas mais frequentes do seu público! Para acessar, clique nos três pontinhos no canto superior direito, selecione “configurações” e, em seguida, “configurações da empresa” e selecione a mensagem ou resposta rápida que deseja configurar.

3. Estabeleça um horário de funcionamento

Por mais que o WhatsApp tenha democratizado o horário de atendimento, vale muito a pena reforçar o horário de funcionamento do laboratório no aplicativo. É melhor que o cliente receba uma mensagem automática, informando quando o laboratório voltará as atividades, do que ficar sem a resposta que precisa. Utilize a mensagem de ausência para essa finalidade, definindo o horário de envio na própria plataforma. Para acessar, clique nos três pontinhos no canto superior direito, selecione “configurações” e, em seguida, “configurações da empresa” e “mensagem de ausência”.

4. Seja profissional

Uma das dicas mais valiosas, ao usar o WhatsApp Business no laboratório, é tomar cuidado para não invadir a privacidade dos pacientes. Sabemos que a publicidade na plataforma pode ser benéfica, mas não a utilize para o envio constante de imagens ou vídeos que não se relacionam diretamente com o cliente. Para esse tipo de comunicação, prefira o status, que será visualizado apenas por quem clicar na sua atividade recente. Assim, a comunicação com os pacientes fica mais direcionada aos benefícios pertinentes a eles e aos benefícios de frequentar o seu laboratório.

5. Crie um link direto para o seu WhatsApp

Caso o seu laboratório tenha um site, ou outra forma de interação que permita acrescentar um endereço na web, é possível criar um link para o WhatsApp da sua empresa. Para isso, basta clicar nos três pontinhos no canto superior direito, selecionar “configurações” e, em seguida, “configurações da empresa”, e selecionar "link curto".

Para facilitar a primeira interação com o seu laboratório, ainda é possível acrescentar um texto sugerido para o primeiro contato. Para isso, basta criar a mensagem que você gostaria logo abaixo de "compartilhar link".

E aí, pronto para receber mensagens dos pacientes por WhatsApp? Quer saber mais sobre alguma outra ferramenta? Deixe sua resposta nos comentários ou pelos links de mensagem do nosso site!

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