Pressionados pelas baixas margens de contribuição dos exames laboratoriais, muitos gestores decidem abandonar algumas das contas consideradas supérfluas, como o marketing e a propaganda. Ironicamente, essas são as únicas contas capazes de atrair mais clientes para o laboratório, e, consequentemente, que ajudam o laboratório a crescer e se posicionar diante do mercado. Para dar uma forcinha no seu laboratório, elencamos hoje algumas dicas para divulgar a sua marca mesmo com recursos escassos.
Investimentos dúbios
Uma grande parte dos gestores não conseguem mensurar a efetividade de uma estratégia de Marketing para sua empresa, e talvez aí resida a causa do Marketing ser um dos primeiros na lista de cortes de orçamento.
No entanto, engana-se quem pensa que um Marketing efetivo precisa custar caro. Obviamente, quanto mais você investir, maiores as chances de ganhar visibilidade no mercado, mas é possível ter uma divulgação do laboratório de baixo investimento, conforme mostraremos nos próximos tópicos.
1. Google Meu negócio
Um site bem trabalhado no SEO e com compatibilidade com smartphones é, sem dúvidas, a melhor maneira de ter o laboratório encontrado pelo paciente através do google. No entanto, para aqueles que não dispõem de recursos para tal, existe a possibilidade de cadastrar o laboratório no Google Meu Negócio.
Esta ferramenta é disponibilizado pelo Google para que os empreendedores possam divulgar o seu negócio gratuitamente nos resultados orgânicos de pesquisa do Google. Entre os principais benefícios, podemos destacar: - Mostrar a sua localização no Google Maps; - Informar dados de contato, como telefone, site, endereço e e-mail, e o horário de funcionamento do laboratório; - Exibir fotos internas do laboratório;
A funcionalidade é bem interessante e pode ser considerada uma forma inicial de apresentação do laboratório no google. Mas ela não substitui um site, já que o último tem muito mais opções de uso de palavras-chaves, indexação e outros benefícios.
2. Participe e se apresente em feiras e eventos locais
Muita cidades possuem feiras e eventos voltados para a comunidade. Esses eventos, principalmente se forem de abrangência municipal, tendem a ser mais baratos, e atraem justamente as pessoas da cidade: exatamente quem irá usufruir dos serviços do seu laboratório. Nesses eventos, você pode criar banners específicos, que aumentam a sua empatia com a comunidade, reforçam sua marca, e ajudam você a ser lembrado no momento necessário da realização de exames laboratoriais.
Você também pode aproveitar esses eventos para munir-se de cartões de visitas e se apresentar para a comunidade, caso seja um laboratório muito novo.
3. Redes sociais: Apareça muito mais com muito menos dinheiro
As redes sociais permitem a democratização da comunicação com o seu público. Mesmo em cidades maiores, é possível aparecer para pessoas com interesses compatíveis com o produto ou serviço que você pretende divulgar. O principal ponto de atenção é utilizar comunicações que sejam de relevância para seu público, evitando posts indesejados enviados para o perfil dos membros da rede.
Nas redes sociais ainda é possível impulsionar a sua mensagem, para que ela chegue de forma mais assertiva ao público que você quer comunicar. Tome cuidado, no entanto, com o tipo de postagem que você irá realizar em cada uma das redes (inclusive facebook e instagram), pois elas diferem o foco entre si.
4. E-mail Marketing para os clientes cadastrados
Você possui e-mails de clientes em seu banco de dados? Então você pode enviar emails periódicos divulgando os produtos e serviços do seu laboratório. No caso de promoções para públicos específicos, tente segmentar ao máximo sua comunicação: afinal, exames de gravidez geralmente são adquiridos por mulheres.
O uso abusivo de e-mails pode ser uma estratégia perigosa, e que causa inclusive uma rejeição a sua marca. Por isso, tome cuidado ao usar esta ferramenta.
5. Faça parcerias com Mídias Locais (rádio, jornal, encartes promocionais, etc)
As mídias locais, principalmente para cidades pequenas, ainda são um ótimo canal de comunicação. Em alguns casos, o rádio pode ser muito mais efetivo do que um facebook ou folder, pois chegam em comunidades que ficam muito longes dos centros urbanos, mas que ainda sim abrigam muitos potenciais clientes.
Jornais, panfletos comunitários (daqueles que várias marcas anunciam juntas) e revistas promocionais de mídias locais tendem a ser também muito mais acessíveis. Mas vale lembrar que é imprescindível identificar se o público que você quer atingir de fato consome a mídia que você for anunciar, para não gastar dinheiro em vão.
6. Deixe folders do seu laboratório em recepções de estabelecimentos de saúde
Se você tem abertura com alguns estabelecimentos de saúde, como UPAs e clínicas médicas, você pode deixar um folheto com os diferenciais do seu laboratório nas salas de espera desses lugares. Lembre-se sempre de pedir a permissão dos responsáveis para realizar esta divulgação, para não criar maiores transtornos.
Colégios, academias, espaços de saúde e bem-estar também são uma opção de divulgação, mas lembre-se de não criar uma comunicação agressiva com agulhas ou conteúdos que causem mal estar por parte de quem for ler.
7. Plano de fidelidade para familiares
Mais do que fazer um plano de fidelidade para um cliente em específico, é interessante montar um plano de fidelidade familiar, para tentar atrair outros membros da família daquele cliente que já é fiel ao laboratório. Pense se os benefícios oferecidos são de fato úteis para seu público, pois se você desenvolver benefícios que não comuniquem com o cliente desejado, não adiantará de nada.
Essa estratégia requer muita cautela: o plano de fidelidade, se não for bem pensado, pode ser uma armadilha que mais lhe fará perder dinheiro do que ganhar.
8. Brindes acessíveis
Uma caneca do laboratório ou um calendário de mesa podem ser brindes muito bonitos, mas em alguns casos o laboratório não tem verba o suficiente para investir tanto em um agrado para seus pacientes. Para isso, existem versões mais acessíveis, como o calendário de geladeira, balinhas e canetas esferográficas que carregam a logo do laboratório.
Independentemente de onde você irá alocar os seus recursos para Marketing, é preciso ter uma estratégia. Procure sempre descobrir qual é o foco da sua divulgação, e para quem a mensagem será dirigida. Nenhum marketing será efetivo se você fizer materiais sem foco definido.
Ficou com dúvidas?
Se você precisa de ajuda para divulgar o seu laboratório, aproveite que existe o aceleralab.marketing e monte uma estratégia personalizada. Você pode saber mais sobre o Núcleo de Marketing do laboratório clicando aqui.
E aí, conta pra gente, o que você já fez para divulgar o laboratório?
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