O Laboratório e o Atendimento Empresarial (B2B)

Atualizado: 22 de mai de 2023

No cenário cada vez mais competitivo dos laboratórios de análises clínicas, encontrar novas formas de captar clientes requer criatividade e algum investimento de tempo e energia. Provavelmente você já considerou ampliar seu leque de convênios, cobrir a demanda do SUS na sua região, cultivar suas relações com a classe médica e clínicas da sua região, mas que tal dedicar-se também ao atendimento empresarial? Confira aqui algumas dicas para ingressar em mais essa alternativa de serviços!

Defina que tipo de parceria quer firmar

Primeiro, defina o que você pode e deseja oferecer às empresas. Uma modalidade de parceria interessante são os descontos corporativos ou a criação de um cartão fidelidade. Mas você também pode oferecer atendimento vip, com coleta empresarial, especialmente para empresas com maior número de funcionários e necessidade constante de atualização de exames periódicos, de admissão e demissão ou de mudança de função. Analise qual produto você pode disponibilizar, compare com a realidade das empresas na sua região, e passe à segunda etapa.

Prepare um bom material de apresentação

Um bom portfólio, exemplificando tudo que você pode oferecer, enfatizando as vantagens e comodidades além das condições especiais da parceria, seus diferenciais de mercado e as instalações e maquinário do equipamento, entre outros é de vital importância para implementar essa ampliação do seu atendimento. Imprima em formato folder, distribua em pontos chave e é claro, tenha esse material sempre à mão durante os contatos com clientes em potencial.

Descubra o perfil de empresa que lhe interessa

Faça uma pesquisa sobre o universo empresarial da sua região, detectando qual perfil de empresa é mais suscetível a interessar-se pela parceria com o laboratório. Agências funerárias, indústrias de porte, como frigoríficos ou afins do ramo alimentício, fábricas, grandes redes de supermercados ou de beneficiamento de matérias primas, redes de varejo, tendem a ser bem receptivas. Dependendo do porte da empresa, inclusive, você pode considerar a instalação de um posto de coleta próximo!

Planeje a melhor forma de propor a parceria

Essa é uma questão estreitamente ligada à cultura local, mas considere a melhor forma de prospectar e abordar possíveis parceiros. Disparar e-mails para agendar um primeiro contato presencial, antecipando algumas das melhores características do serviço oferecido, pode ser válido. Faça networking, atualize e movimente sua conta no LinkedIn e a utilize para isso também. E não esqueça de conversar com sua assessoria de marketing sobre a melhor forma de utilizar as redes sociais nessa nova proposta!

A propósito, você já sabe, mas não custa reforçar: a Acelera Marketing é uma agência voltada às necessidades do segmento das análises clínicas, e pode te orientar em várias etapas deste processo, da definição do contato até a produção dos materiais gráficos. Entre em contato!

Acelera Marketing, o Marketing do Aceleralab

A agência Acelera Marketing é especializada em resultados na área de laboratórios, com soluções de comunicação e marketing que se adaptam a realidade de cada região. Tenha acesso as melhores estratégias de marketing para laboratórios com quem é especialista no assunto.

Confira algumas possibilidades de trabalho:

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