Presentear clientes, médicos, parceiros e até mesmo colaboradores com alguma lembrancinha em datas especiais é uma prática que vem se tornando cada vez mais recorrente. Além de causar uma boa impressão em quem vai receber o presente, alguns brindes servem para disseminar a marca para outras pessoas que ainda não conhecem o laboratório.
No entanto, quando essa estratégia não é bem pensada ou aplicada de maneira correta, pode trazer mais malefícios do que benefícios para a marca, como é o caso de oferecer um brinde de menor qualidade que os seus concorrentes vem ofertando ou presentear um parceiro estratégico do laboratório com algo que não servirá para ele e acabará sendo passado adiante.
Veja, na pauta de hoje, como escolher melhor os brindes para o seu laboratório!
Todas as estratégias de marca devem ter um objetivo, incluindo a entrega de brindes. Oferecer um brinde sem um motivo específico pode não gerar nenhum tipo de ganho estratégico e acabar simplesmente onerando sem necessidade o caixa do laboratório ou, em casos extremos, até mesmo causar uma impressão negativa em quem recebeu o presente.
Na hora de pensar em presentear alguém com um brinde do laboratório, tenha um objetivo em mente! O brinde pode servir para:
Apresentar o laboratório para clientes novos, como uma caneta ou um bombom com uma tag com a logo;
Fidelizar, como é o caso de um desjejum caprichado;
Fazer com que a marca circule pelo mercado, como uma blusa, uma sacola ou uma máscara diferente;
Como um gesto de agradecimento, para entregar a alguém que ajuda o seu laboratório de alguma maneira;
Conscientizar os clientes, como acontece com as campanhas do outubro rosa e novembro azul;
Se mostrar presente no mercado, como são os brindes para profissionais prescritores da saúde;
Causar uma impressão de pertencimento em colaboradores, como vemos em festas de final de ano da empresa;
Criar um objeto de desejo, como uma sacola térmica ou uma marmita diferenciada.
Os maiores erros relacionados a entrega de brindes estão diretamente vinculados com esse item. Se o gestor não conhece o público-alvo a ser beneficiado pela estratégia de brindes, como saber se a ação terá o resultado esperado? Como saber qual brinde causará um melhor ou um pior impacto?
Se você atende clientes com um maior poder aquisitivo, pode ser que brindes com acabamentos mais simples e econômicos não causem nenhum tipo de estímulo. Já quando você investe mais do que o necessário em um brinde para um público que já ficaria satisfeito com algo mais acessível, pode gerar gastos expressivos sem necessidade.
Outro erro é escolher brindes que não sejam nem um pouco aderentes ao público-alvo ou que outros concorrentes estejam fazendo livre oferta, problema que costumamos ver com mais frequência em estratégias relacionadas à médicos. O gestor investe em um produto de boa qualidade que acaba sendo descartado ou passado adiante.
Para não criar uma impressão errada do seu laboratório, procure brindes que estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa. Se o seu objetivo é ajudar os clientes a cuidar da saúde, por exemplo, evite oferecer alimentos muito gordurosos no desjejum em datas comemorativas. O mesmo pode acontecer com um porta-cerveja, que pode ser um brinde muito legal, mas que acaba estimulando um vício que pode fazer mal para a saúde do cliente.
Quando você entrega um brinde, está passando uma mensagem para o cliente. Por isso, a coerência entre os valores do laboratório e o que está sendo presenteado é a base de uma estratégia de brindes de sucesso.
A melhor maneira de minimizar os impactos de uma estratégia de brindes no fluxo de caixa do laboratório, é estipulando um orçamento anual para esse tipo de ação. Já preveja com antecedência em quais datas você pretende investir e qual é o orçamento total para cada campanha.
Quando compramos brindes com antecedência, podemos pesquisar diferentes opções com vários fornecedores, o que aumenta as chances de conseguir preços melhores e itens mais diferenciados.
Laboratórios que oferecem muitos brindes sem objetivos específicos ou para atacar diretamente a concorrência, podem acabar acostumando os clientes a sempre ganharem algo em troca na hora de realizar exames.
Em algum momento, o gestor pode precisar cortar gastos e levar o cliente a pensar que o laboratório não se importa mais com os clientes ou que está passando por dificuldades financeiras.
E você, tem aplicado qual estratégia de brindes para os seus clientes? A gente adora ver os brindes que vocês mandam!
Se quiser que a gente divulgue nas redes sociais os brindes que o seu laboratório, você pode enviar para a sede do nosso blog! Os dados para envio estão abaixo:
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